Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | BARBIERO, Cristiane Maria | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-07T20:02:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-07T20:02:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos - Texto | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos - Material Didático | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430486 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse trabalho objetivou compreender parte do processo histórico envolvendo o município de Paranhos em Mato Grosso Sul e sistematizar os resultados obtidos em um material didático para uso de alunos e professores dos anos iniciais da Educação Básica. Considerando a importância das relações históricas locais, principalmente por sua proximidade com as questões que permeiam o cotidiano dos alunos e motivados pela pequena incidência de pesquisas e produção historiográfica local, nos propusemos a fazer um estudo sobre algumas questões, como a presença histórica e quase desconhecida do Forte do Iguatemi no município, bem como as relações estabelecidas pelos indígenas Guarani e Kaiowá que correspondem a mais de um terço da população local, e o processo de mudanças pelo qual passou a vila de Taquaperi e também Paranhos desde quando configurava-se como povoamento de Ipehum. Como fontes de pesquisa, optamos pela utilização de documentos e também narrativas orais coletadas por meio de entrevistas. Os dados levantados nos permitiram analisar o tema sob diversos aspectos, principalmente quanto às questões econômicas relacionadas ao processo de formação do município e suas implicações nas dinâmicas sociais locais. Como produto das reflexões, buscamos elaborar uma cartilha para ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta importantes aspectos historiográficos e didáticos que possibilitarão melhor estudo e compreensão da História nessa etapa de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1618KB 5532KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História Local | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons