Ensino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorBARBIERO, Cristiane Maria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-07T20:02:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-07T20:02:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos - Textopt_BR
identificador: dc.identifier.otherEnsino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhos - Material Didáticopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430486-
Resumo: dc.description.abstractEsse trabalho objetivou compreender parte do processo histórico envolvendo o município de Paranhos em Mato Grosso Sul e sistematizar os resultados obtidos em um material didático para uso de alunos e professores dos anos iniciais da Educação Básica. Considerando a importância das relações históricas locais, principalmente por sua proximidade com as questões que permeiam o cotidiano dos alunos e motivados pela pequena incidência de pesquisas e produção historiográfica local, nos propusemos a fazer um estudo sobre algumas questões, como a presença histórica e quase desconhecida do Forte do Iguatemi no município, bem como as relações estabelecidas pelos indígenas Guarani e Kaiowá que correspondem a mais de um terço da população local, e o processo de mudanças pelo qual passou a vila de Taquaperi e também Paranhos desde quando configurava-se como povoamento de Ipehum. Como fontes de pesquisa, optamos pela utilização de documentos e também narrativas orais coletadas por meio de entrevistas. Os dados levantados nos permitiram analisar o tema sob diversos aspectos, principalmente quanto às questões econômicas relacionadas ao processo de formação do município e suas implicações nas dinâmicas sociais locais. Como produto das reflexões, buscamos elaborar uma cartilha para ser utilizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental, levando em conta importantes aspectos historiográficos e didáticos que possibilitarão melhor estudo e compreensão da História nessa etapa de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1618KB 5532KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória Localpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Título: dc.titleEnsino de história local para crianças: (re)construindo histórias de Paranhospt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons