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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SANTOS, Bruno Nascimento dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-07T18:28:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-07T18:28:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Raça, racismo e questão racial no ensino de história: uma análise a partir dos livros didáticos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430485 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo analisar a abordagem, nos livros didáticos de História distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático/PNLD, da questão racial na sociedade brasileira. Desde as primeiras pesquisas, nos anos 1950, ficou revelado que raramente a discriminação racial se apresenta explicitamente nos livros didáticos. Adotamos a hipótese de que a lei 10.639/03, fruto da preocupação dos movimentos sociais negros com a discriminação racial na educação, não incrementou a inserção da questão racial nos manuais escolares. Apesar de denunciado, o mito da democracia racial persiste resistente no imaginário nacional, distorcendo a percepção sobre as relações raciais no Brasil. Decidimos, primeiro, compreender as relações raciais no país desde o ocaso do período escravista. Após, destacamos a absorção ativa pelos intelectuais brasileiros das teorias raciais promovidas na Europa e nos Estados Unidos, bem como o seu impacto na imigração de europeus. Por fim, recolhemos para análise as três coleções didáticas mais distribuídas pelo PNLD para o ensino médio, no triênio 2015-2017. O sentido racista do translado de milhões de europeus, entre os anos de 1880-1914, quando justificado pela necessidade de reposição de mão de obra escravizada, reproduz o discurso racista da incompatibilidade do negro e do mestiço (do elemento nacional) para o trabalho não coercitivo e regular. Acreditamos que a abordagem da questão racial, na Educação Básica, contribuirá para a desconstrução de estereótipos naturalizados sobre a (e pela) população negra que pavimentam as discriminações e a desigualdades raciais. Nossas análises serviram para concluir que as coleções apenas tangenciam a questão racial, exigindo, por sua vez, a qualificação de professores para o desenvolvimento de tema tão essencial para a transformação das relações raciais brasileiras. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1535KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Questão racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mito da Democracia racial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | População negra | pt_BR |
Título: dc.title | Raça, racismo e questão racial no ensino de história: uma análise a partir dos livros didáticos | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
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