Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Giancarlo Telles | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-06T21:10:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-06T21:10:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-08-07 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430430 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho apresenta uma proposta metodológica de ensino de História por intermédio de simulação do Conselho de Segurança das Nações Unidas durante a Guerra do Golfo. Para tanto, trabalha-se com a interdisciplinaridade entre a história política e relações internacionais. Descreve-se a trajetória da história política, do auge ao declínio promovido pela crítica dos Annales, a sua posterior renovação como nova história política, dialogando com conceitos da ciência política e da sociologia. Analisase como são abordadas guerras nos livros didáticos do PNLD para o triênio 20182020, destacando inexistir um conceito de guerra válido para todas os conflitos estudados. O produto pedagógico apresenta um roteiro da atividade, composto pela apresentação ao professor, ao aluno, o embasamento legal que dá respaldo à atividade. As etapas que compõem a atividade proporcionam um artigo sobre a Guerra do Golfo, textos sobre o surgimento da ONU, composição do Conselho de Segurança e funcionamento do poder veto, além de teorias e conceitos de relações internacionais. O principal ganho dos estudantes com a atividade não é o conhecimento histórico em si, mas a capacidade de argumentar e diálogo com colegas com opiniões contrárias mantendo o respeito, a tolerância e a civilidade. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 39k | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistória | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Produção e difusão de narrativas históricas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Guerra do Golfo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Mídias e linguagens | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Visual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Simulação do Conselho de Segurança | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Título: dc.title | A GUERRA EM SALA DE AULA: SIMULAÇÃO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DAS NAÇÕES UNIDAS DURANTE A GUERRA DO GOLFO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | outro | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | ProfHistória | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ensino de História | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons