O Ensino de História nos anos iniciais: desafios e prática docente em Mato Grosso do Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Estadual de Mato Grosso do Sul-
Autor(es): dc.contributor.authorVEDOVOTO, Felipe Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-06T19:55:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-06T19:55:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de História nos anos iniciais: desafios e prática docente em Mato Grosso do Sul.-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430429-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação pretende apresentar como a prática docente em História vem se efetivando nos anos iniciais do Ensino Fundamental em Mato Grosso do Sul e como os conteúdos históricos têm sido abordados nessa etapa de ensino. Além disso, visa compreender qual o perfil profissional dos professores (grande parte formados em Pedagogia), os desafios e dificuldades enfrentadas por eles e qual sua concepção sobre diversos elementos que envolvem a prática cotidiana, incluindo quanto ao seu preparado para ensinar História às crianças. Para esta investigação foram coletados dados de caráter amostral por meio de questionários respondidos por professores que atuam no ensino público estadual nos municípios de Amambai, Dourados, Itaquiraí, Naviraí, Paranhos e Ponta Porã, situados na região sul do estado. As informações foram analisadas levando em consideração a produção acadêmica na área, reunida por meio do levantamento bibliográfico, e também pelas legislações e documentos norteadores produzidos pelo poder público, como a LDB, os PCN’s de História, Resoluções e o Referencial Curricular da SED/MS. Por meio das reflexões observou-se que o ensino de História nos anos iniciais é um campo de estudo que começa a se consolidar, mas que em alguns momentos tende a estigmatizar o professor pedagogo que, apesar da ausência de materiais didáticos, demandas internas e externas e problemas pertinentes à formação inicial e continuada, tem se adaptado mediante sua experiência ao ministrar os conteúdos históricos. Sugere ainda alguns pontos de partida rumo à valorização profissional e melhoria do ensino de História nos anos iniciais.-
Tamanho: dc.format.extent3.966KB-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil-
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de História-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolar-
Palavras-chave: dc.subjectEscola, currículo e ensino de História-
Palavras-chave: dc.subjectProfHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectExperiências e prática docente-
Título: dc.titleO Ensino de História nos anos iniciais: desafios e prática docente em Mato Grosso do Sul-
Tipo de arquivo: dc.typetexto-
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de História-
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertação-
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons