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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Aletícia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-12-03T14:08:33Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-12-03T14:08:33Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Essa dissertação tem como tema a Educação Patrimonial no ensino de História como estratégia para viabilizar a aprendizagem histórica. Para analisar esta estratégia, o trabalho foi estruturado como uma pesquisa-ação e pautou-se em explorar o patrimônio cultural em um espaço de vivência, a Feira Livre Municipal de Colinas do Tocantins. Nesse sentido, elaboramos atividades de exploração da história, memória e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Por lidar com sujeitos vivos e fontes imateriais os estudantes foram instrumentalizados a lidar com as fontes orais, produzidas por meio da realização de entrevistas, e depois a analisá-las para que assim pudessem entender que a história do lugar em que vivem é possível de ser conhecida não só na sala de aula, mas também em espaços não-formais de aprendizagem, a exemplo dos ambientes de convivência social da comunidade e com as suas manifestações culturais. Foram aplicados formulários com perguntas sobre os trabalhos realizados no percurso da pesquisa-ação para tentarmos constatar como os estudantes aprenderam com a educação patrimonial no ensino de História e se passaram a percebê-lo como uma ferramenta que os levem a compreender sua própria historicidade e a importância dos locais de memória, do conhecimento e valorização do patrimônio histórico cultural da cidade. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico elaboramos um blog em que sugerimos atividades de educação patrimonial aliadas ao ensino de História. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430383 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Essa dissertação tem como tema a Educação Patrimonial no ensino de História como estratégia para viabilizar a aprendizagem histórica. Para analisar esta estratégia, o trabalho foi estruturado como uma pesquisa-ação e pautou-se em explorar o patrimônio cultural em um espaço de vivência, a Feira Livre Municipal de Colinas do Tocantins. Nesse sentido, elaboramos atividades de exploração da história, memória e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Por lidar com sujeitos vivos e fontes imateriais os estudantes foram instrumentalizados a lidar com as fontes orais, produzidas por meio da realização de entrevistas, e depois a analisá-las para que assim pudessem entender que a história do lugar em que vivem é possível de ser conhecida não só na sala de aula, mas também em espaços não-formais de aprendizagem, a exemplo dos ambientes de convivência social da comunidade e com as suas manifestações culturais. Foram aplicados formulários com perguntas sobre os trabalhos realizados no percurso da pesquisa-ação para tentarmos constatar como os estudantes aprenderam com a educação patrimonial no ensino de História e se passaram a percebê-lo como uma ferramenta que os levem a compreender sua própria historicidade e a importância dos locais de memória, do conhecimento e valorização do patrimônio histórico cultural da cidade. Também como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico elaboramos um blog em que sugerimos atividades de educação patrimonial aliadas ao ensino de História. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2957KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino e aprendizagem em espaços não-formais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Patrimonial | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Memória e identidade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | História local e regional | pt_BR |
Título: dc.title | Educação patrimonial no Ensino de História: a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantins | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Educação patrimonial no Ensino de História- a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantins.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 2.96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430383/2/Educação patrimonial no Ensino de História- a feira livre como espaço de aprendizagem histórica em Colinas do Tocantins.pdfDownload |
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