AvaliaIF - O desafio da avaliação por objetivos no IFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorIFPRpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorTaborda, Rebeca-
Autor(es): dc.contributor.authorVieira, Ana Carolina-
Autor(es): dc.contributor.authorKulik, Larissa-
Autor(es): dc.contributor.authorBrito, Gustavo-
Autor(es): dc.contributor.authorArtuso, Alysson-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-12-02T14:34:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-12-02T14:34:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-12-02-
identificador: dc.identifier.otherFrontpage - AvaliaIFpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430365-
Resumo: dc.description.abstractProduto educacional ligado ao projeto "Inovações na Educação - estudos, aplicações e difusão de metodologias ativas, tecnologias alimentícias e recursos computacionais e eletrônicos". O projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT), linha de pesquisa Práticas Educativas em EPT, e ao Programa de Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS), linha de pesquisa Desenvolvimento tecnológico, Ciência e Inovação. Os Institutos Federais foram criados a partir de bases conceituais que buscam uma educação integral, inclusiva e de qualidade, pensada para os desafios da sociedade atual e para alterar positivamente a realidade brasileira. Suas propostas pedagógicas envolvem diversas mudanças em relação ao modelo tradicional de educação – tipicamente excludente, classificatório, quantitativo –, inclusive no que diz respeito à avaliação. No caso do IFPR, a opção é a avaliação por critérios/objetivos e os resultados são expressos em forma de conceitos, opção que vem desde 2009 com a Portaria 120 e foi confirmada em 2017 pela Resolução 50 votada pelo Conselho Superior do IFPR. Por ser um método de avaliação diferente da medida quantitativa da nota, sua implementação requer maiores informações, capacitação, dedicação e colaboração de todos os envolvidos no processo pedagógico. Por exemplo, requer o uso de diferentes instrumentos de avaliação e a análise do aluno como um todo, incluindo questões conceituais, procedimentais, atitudinais e sócio-afetivas. Além disso, é preciso um entendimento comum entre todos do que é a avaliação por critérios/objetivos e de como avaliar por esse método. Com o objetivo de compreender se há a necessidade desse entendimento comum ser melhorado no IFPR, fizemos um levantamento amplo para identificar a compreensão dos docentes e discentes de Ensino Médio sobre esse tipo de avaliação. Com cerca de 70 professores e 300 estudantes respondentes, identificamos que cerca de metade deles não se sentem suficientemente informados sobre a avaliação por critérios/avaliação. Com base nos dados da pesquisa e nas sugestões dadas pelos próprios respondentes, desenvolvemos um site buscando suprir a falta de informação e estimulando a aplicação do método. O site consiste em explicar de maneira rápida e atraente os pressupostos da avaliação por objetivos e difundir exemplos de sucesso de avaliações por objetivos, inclusive permitindo que o usuário possa submeter sua proposta e alimentar o site com novos exemplos. Também uma planilha de fácil uso foi desenvolvida para auxiliar os docentes em suas avaliações e atribuições de conceito. Com isso, espera-se contribuir para que a avaliação no IFPR ocorra de modo mais efetivo e traga mais segurança em sua aplicação tanto para alunos como para professores. Disponível em: http://avaliaif.com.br/pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1000pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Título: dc.titleAvaliaIF - O desafio da avaliação por objetivos no IFPRpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseInformáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFísicapt_BR
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