Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Edilson Silva | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-27T18:54:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-27T18:54:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | As representações da Cabanagem no livro didático- uso da imagética no Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430343 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho realiza um estudo sobre a forma de apreensão do movimento histórico denominado “Cabanagem” em alunos da Escola Municipal Terezinha de Jesus. Para tal intento, constituímos a pesquisa em algumas etapas. Primeiro, realizamos um estudo da constituição da memória da Cabanagem; em uma segunda etapa, procuramos apreender a figura do cabano no livro didático das Coleções Projeto Araribá, Historiar, História Sociedade e Cidadania e principalmente o Projeto Mosaico da Editora Scipione 8° ano de História. Na última etapa, realizamos uma oficina com o objetivo de coletar os dados relevantes para a efetivação do capítulo propositivo. A título de hipótese, percebe-se que a concepção do movimento da Cabanagem é plural, uma vez que ao longo deste trabalho foi construída a ideia a qual a Cabanagem é um movimento múltiplo e heterogêneo, logo ele assumiria mais de um significado. O objetivo majoritário do movimento cabano era a luta contra todo tipo de espoliação do homem amazônico, bem como os desmandos do governo regencial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1530KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cabanagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Representação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Livro didático de história | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Período Regencial no Brasil | pt_BR |
Título: dc.title | As representações da Cabanagem no livro didático: uso da imagéticano Ensino de História | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
As representações da Cabanagem no livro didático- uso da imagética no Ensino de História.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 1,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430343/2/As representações da Cabanagem no livro didático- uso da imagética no Ensino de História.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons