O Ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, em Redenção-PA

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Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorNogueira, Márcia Barbosa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-27T19:13:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-27T19:13:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEste trabalho tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade musical dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de História. Para tanto, a pesquisa foi realizada na escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, na cidade de Redenção-PA. Assim sendo, o objeto de estudo é o uso da música, a partir de uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que essa prática docente apresenta. Sabe-se que sua utilização permite ilustrar uma realidade histórica; analisar o conteúdo pela letra, além de discutir a noção de fonte histórica. Diante dessas premissas, buscou-se a sua utilização sob a perspectiva da construção de sentidos históricos, bem como da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que corresponde a um conjunto de atividades, com planejamentos de aulas e conteúdos relacionados entre si. Divididas em quatro categorias problematização inicial; desenvolvimento da narrativa do ensino; aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido, a sequência didática tem um carater propositivo de ensino e constitui o produto final deste trabalho. Para essa finalidade selecionou-se seis músicas: Roda viva, Apesar de você, Cálice, Acorda amor, Meu caro amigo e Vai passar do cantor e compositor Chico Buarque. A letra, o som, a melodia e o contexto histórico se relacionaram por meio do exercício da escuta sensível apropriada para uma conexão com o tempo vivido e evocado pelo compositor. Desse modo, os alunos foram construíndo seus próprios significados em um processo dialético, entre os tempos históricos. O conceito de representação abordado por Stuart Hall (2016) norteou este estudo, pois corresponde ao processo pelo qual os significados são produzidos e compartilhados entre os membros de uma mesma cultura. Portanto, entende-se como representação a produção desses significados por meio da linguagem.pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430324-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade musical dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de História. Para tanto, a pesquisa foi realizada na escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, na cidade de Redenção-PA. Assim sendo, o objeto de estudo é o uso da música, a partir de uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que essa prática docente apresenta. Sabe-se que sua utilização permite ilustrar uma realidade histórica; analisar o conteúdo pela letra, além de discutir a noção de fonte histórica. Diante dessas premissas, buscou-se a sua utilização sob a perspectiva da construção de sentidos históricos, bem como da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que corresponde a um conjunto de atividades, com planejamentos de aulas e conteúdos relacionados entre si. Divididas em quatro categorias problematização inicial; desenvolvimento da narrativa do ensino; aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido, a sequência didática tem um carater propositivo de ensino e constitui o produto final deste trabalho. Para essa finalidade selecionou-se seis músicas: Roda viva, Apesar de você, Cálice, Acorda amor, Meu caro amigo e Vai passar do cantor e compositor Chico Buarque. A letra, o som, a melodia e o contexto histórico se relacionaram por meio do exercício da escuta sensível apropriada para uma conexão com o tempo vivido e evocado pelo compositor. Desse modo, os alunos foram construíndo seus próprios significados em um processo dialético, entre os tempos históricos. O conceito de representação abordado por Stuart Hall (2016) norteou este estudo, pois corresponde ao processo pelo qual os significados são produzidos e compartilhados entre os membros de uma mesma cultura. Portanto, entende-se como representação a produção desses significados por meio da linguagem.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1876KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrática docentept_BR
Palavras-chave: dc.subjectSensibilidade musicalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectChico Buarquept_BR
Título: dc.titleO Ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, em Redenção-PApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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