Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Nogueira, Márcia Barbosa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-27T19:13:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-27T19:13:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Este trabalho tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade musical dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de História. Para tanto, a pesquisa foi realizada na escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, na cidade de Redenção-PA. Assim sendo, o objeto de estudo é o uso da música, a partir de uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que essa prática docente apresenta. Sabe-se que sua utilização permite ilustrar uma realidade histórica; analisar o conteúdo pela letra, além de discutir a noção de fonte histórica. Diante dessas premissas, buscou-se a sua utilização sob a perspectiva da construção de sentidos históricos, bem como da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que corresponde a um conjunto de atividades, com planejamentos de aulas e conteúdos relacionados entre si. Divididas em quatro categorias problematização inicial; desenvolvimento da narrativa do ensino; aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido, a sequência didática tem um carater propositivo de ensino e constitui o produto final deste trabalho. Para essa finalidade selecionou-se seis músicas: Roda viva, Apesar de você, Cálice, Acorda amor, Meu caro amigo e Vai passar do cantor e compositor Chico Buarque. A letra, o som, a melodia e o contexto histórico se relacionaram por meio do exercício da escuta sensível apropriada para uma conexão com o tempo vivido e evocado pelo compositor. Desse modo, os alunos foram construíndo seus próprios significados em um processo dialético, entre os tempos históricos. O conceito de representação abordado por Stuart Hall (2016) norteou este estudo, pois corresponde ao processo pelo qual os significados são produzidos e compartilhados entre os membros de uma mesma cultura. Portanto, entende-se como representação a produção desses significados por meio da linguagem. | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430324 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como objetivo desenvolver o senso crítico e a sensibilidade musical dos alunos do 2º ano do Ensino Médio nas aulas de História. Para tanto, a pesquisa foi realizada na escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, na cidade de Redenção-PA. Assim sendo, o objeto de estudo é o uso da música, a partir de uma reflexão sobre as possibilidades e os desafios que essa prática docente apresenta. Sabe-se que sua utilização permite ilustrar uma realidade histórica; analisar o conteúdo pela letra, além de discutir a noção de fonte histórica. Diante dessas premissas, buscou-se a sua utilização sob a perspectiva da construção de sentidos históricos, bem como da elaboração e aplicação de uma sequência didática, que corresponde a um conjunto de atividades, com planejamentos de aulas e conteúdos relacionados entre si. Divididas em quatro categorias problematização inicial; desenvolvimento da narrativa do ensino; aplicação dos novos conhecimentos e reflexão sobre o que foi aprendido, a sequência didática tem um carater propositivo de ensino e constitui o produto final deste trabalho. Para essa finalidade selecionou-se seis músicas: Roda viva, Apesar de você, Cálice, Acorda amor, Meu caro amigo e Vai passar do cantor e compositor Chico Buarque. A letra, o som, a melodia e o contexto histórico se relacionaram por meio do exercício da escuta sensível apropriada para uma conexão com o tempo vivido e evocado pelo compositor. Desse modo, os alunos foram construíndo seus próprios significados em um processo dialético, entre os tempos históricos. O conceito de representação abordado por Stuart Hall (2016) norteou este estudo, pois corresponde ao processo pelo qual os significados são produzidos e compartilhados entre os membros de uma mesma cultura. Portanto, entende-se como representação a produção desses significados por meio da linguagem. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1876KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Prática docente | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sensibilidade musical | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Chico Buarque | pt_BR |
Título: dc.title | O Ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda: da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual Engenheiro Palma Muniz, em Redenção-PA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O Ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda- da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 1,88 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430324/2/O Ensino de História e as músicas de Chico Buarque de Holanda- da escuta à produção de sentidos históricos na Escola Estadual.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons