UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEITOS, REPERTÓRIOS E EXPERIÊNCIAS

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSantos Lima Leonan, Ary-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-23T19:15:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-23T19:15:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-23-
identificador: dc.identifier.otherArypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430266-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo observar os resultados pedagógicos e didáticos do uso da cultura popular relacionada aos conteúdos estudados na disciplina história, principalmente o uso de cordéis produzidos a partir dos temas da história estudados em sala de aula e a partir dessas observações introduzir métodos de ensino e história que contemplem a cultura popular através do cordel e que sirvam de substrato para as aulas, propiciando assim um ambiente em sala de aula que favoreça ao aluno ser participante do processo de construção de saberes históricos. O cordel, enquanto elemento da cultura popular, reflete em seus textos e sua forma de produção características próprias da população brasileira, em especial as camadas economicamente menos favorecidas do Nordeste, se tornando assim um importante meio de comunicação e expressão do ponto de vista dessas pessoas sobre a realidade em que estão inseridas. O referencial teórico utilizado para a discussão do uso do cordel em sala de aula foi Robert Darnton (1988) para tratar sobre as questões envolvendo cultura popular, além de Peter Burke (2008) e Michel de Certeau (2003), entre outros. Nas questões sobre didática e ensino de história foram utilizados Selva Guimarães (2015) e Jörn Rüsen (2010), principalmente no tocante ao ensino de história pautado na prática. Como forma de corroborar as opiniões expressas no transcorrer do trabalho, utilizei Paulo Freire (2016) e seus posicionamentos sobre estratégias educativas que valorizem as diferentes realidades dos estudantes e os enxerguem como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho se divide nas discussões sobre cordel e literatura popular, cordel e cultura popular, cordel e ensino de história. Além disso se discute a elaboração de um produto que auxilie o objetivo de relacionar as aulas de história ao cordel.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1 gbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCordel, cultura popular, ensino de históriapt_BR
Título: dc.titleUTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEITOS, REPERTÓRIOS E EXPERIÊNCIASpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineSEMINÁRIO TUTORIALpt_BR
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