Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos Lima Leonan, Ary | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-23T19:15:19Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-23T19:15:19Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ary | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430266 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo observar os resultados pedagógicos e didáticos do uso da cultura popular relacionada aos conteúdos estudados na disciplina história, principalmente o uso de cordéis produzidos a partir dos temas da história estudados em sala de aula e a partir dessas observações introduzir métodos de ensino e história que contemplem a cultura popular através do cordel e que sirvam de substrato para as aulas, propiciando assim um ambiente em sala de aula que favoreça ao aluno ser participante do processo de construção de saberes históricos. O cordel, enquanto elemento da cultura popular, reflete em seus textos e sua forma de produção características próprias da população brasileira, em especial as camadas economicamente menos favorecidas do Nordeste, se tornando assim um importante meio de comunicação e expressão do ponto de vista dessas pessoas sobre a realidade em que estão inseridas. O referencial teórico utilizado para a discussão do uso do cordel em sala de aula foi Robert Darnton (1988) para tratar sobre as questões envolvendo cultura popular, além de Peter Burke (2008) e Michel de Certeau (2003), entre outros. Nas questões sobre didática e ensino de história foram utilizados Selva Guimarães (2015) e Jörn Rüsen (2010), principalmente no tocante ao ensino de história pautado na prática. Como forma de corroborar as opiniões expressas no transcorrer do trabalho, utilizei Paulo Freire (2016) e seus posicionamentos sobre estratégias educativas que valorizem as diferentes realidades dos estudantes e os enxerguem como protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. O trabalho se divide nas discussões sobre cordel e literatura popular, cordel e cultura popular, cordel e ensino de história. Além disso se discute a elaboração de um produto que auxilie o objetivo de relacionar as aulas de história ao cordel. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1 gb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Cordel, cultura popular, ensino de história | pt_BR |
Título: dc.title | UTILIZAÇÃO DO CORDEL COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: CONCEITOS, REPERTÓRIOS E EXPERIÊNCIAS | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | SEMINÁRIO TUTORIAL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons