Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Recôncavo da Bahia | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santo, Eniel do Espírito | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cardoso, Ariston de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Santos, Adilson Gomes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barros Vieira, Daniela Melaré | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Jose António | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-20T02:38:45Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-20T02:38:45Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-19 | - |
identificador: dc.identifier.other | Apresentação | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430183 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O estudo analisa os estilos de uso do espaço virtual dos estudantes como uma ferramenta norteadora para as atividades pedagógicas nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica dos estilos de uso do espaço virtual pressupõe como estilos de uso, isto é, a) o participativo; b) a busca e pesquisa; c) a estruturação e planejamento e d) ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do Questionário do Estilo de Uso do Espaço Virtual de Alonso e Barros, com 159 estudantes da pós-graduação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo-se do estilo predominante e avançando pelos demais estilos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso espaço virtual para o processo de ensino e aprendizagem, recomendando sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,9 mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pptx | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estilos de uso do espaço virtual | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
Título: dc.title | ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇAO LATO SENSU EAD | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | apresentação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aula Digital |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Apresentacao-ESUD-2018 (Adilson).pptx | 3,82 MB | Microsoft Powerpoint XML | /bitstream/capes/430183/1/Apresentacao-ESUD-2018 (Adilson).pptxDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: