ESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇAO LATO SENSU EAD

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Recôncavo da Bahiapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSanto, Eniel do Espírito-
Autor(es): dc.contributor.authorCardoso, Ariston de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSantos, Adilson Gomes-
Autor(es): dc.contributor.authorBarros Vieira, Daniela Melaré-
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Jose António-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-20T02:38:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-20T02:38:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-19-
identificador: dc.identifier.otherApresentaçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430183-
Resumo: dc.description.abstractO estudo analisa os estilos de uso do espaço virtual dos estudantes como uma ferramenta norteadora para as atividades pedagógicas nos ambientes virtuais de aprendizagem. Decorrente da teoria dos estilos de aprendizagem, a abordagem teórica dos estilos de uso do espaço virtual pressupõe como estilos de uso, isto é, a) o participativo; b) a busca e pesquisa; c) a estruturação e planejamento e d) ação concreta e produção. O estudo configura-se como um relato de experiência, realizado com a aplicação do Questionário do Estilo de Uso do Espaço Virtual de Alonso e Barros, com 159 estudantes da pós-graduação lato sensu a distância. Os dados revelaram predomínio do estilo de estruturação e planejamento no espaço virtual (40,7%), com resultados equilibrados nos estilos de busca e pesquisa (36,4%), uso participativo (36,4%) e de ação concreta e de produção (34,9%). Diante disso, os docentes do curso foram orientados a priorizar estratégias pedagógicas capazes de sequenciar a aprendizagem, partindo-se do estilo predominante e avançando pelos demais estilos. O relato conclui apontando a pertinência do diagnóstico dos estilos de uso espaço virtual para o processo de ensino e aprendizagem, recomendando sua realização no início do período letivo, visando nortear o trabalho docente e elaboração das atividades didáticas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,9 mbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepptxpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstilos de uso do espaço virtualpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação a distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstratégias didáticaspt_BR
Título: dc.titleESTILOS DE USO DO ESPAÇO VIRTUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇAO LATO SENSU EADpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeapresentaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Aula Digital