Guia Didático - Neurociências um saber efetivo para a construção do conhecimento matemático

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Caxias do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSpindola, Marilda-
Autor(es): dc.contributor.authorCembranel, Cristiane Bonetti-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-11-17T16:53:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-11-17T16:53:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-11-09-
identificador: dc.identifier.otherproduto-cristiane-cembranel.pdfpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430109-
Resumo: dc.description.abstractEste Guia Didático é composto de uma Sequência Didática Interativa (SDI) foi a qual foi planejada para aplicar com os professores e estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Ela desenvolvida e preparada para orientá-lo na elaboração de material didático a ser utilizado em salas de aulas e cursos de formação de professores. O texto o qual constitui este guia foi escrito a partir de elementos da dissertação de mestrado acadêmico-profissional cujo título é “NEUROCIÊNCIAS: UM SABER IMPORTANTE PARA EFETIVA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO”. O principal objetivo desse material é compartilhar as etapas da elaboração desse estudo, procurando atender necessidades da educação em relação às estratégias de ensino com embasamento em conhecimentos neurocientíficos. Assim sendo, essa SDI está dividida em duas partes. Na primeira – Introdução - onde serão apresentados uma breve iniciação sobre as Neurociências, e embasamento teórico baseado na teoria de Vigotsky e os conceitos de uma SDI. Na segunda parte – Planejamento da Sequência Didática Interativa e aplicação e foi dividida em oito Unidades Didáticas (UD) - na primeira UD uma atividade de sensibilização para introdução do assunto sobre Neurociências e estratégias de aprendizagem junto aos professores – na segunda UD estratégias de aprendizagem para trabalhar com o Google Drive e Geekie Lab – na terceira UD uma proposta de experimento de matemática envolvendo a geometria plana- na quarta UD mapas conceituais utilizando a ferramenta Cmap tools – na quinta UD técnicas de memorização para trabalhar com os estudantes – na sexta UD confecções de figuras espaciais com a utilização de materiais manipuláveis – na sétima UD simuladores virtuais utilizando a plataforma Phet e na oitava UD uma proposta de jogo interativo com uso da plataforma Kahoot. A SDI por sua vez demonstrou excelentes resultados e indícios muito positivos na memorização e aprendizagem dos estudantes.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,3MBytespt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectNeurociênciaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagempt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCérebropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSequencia Didáticapt_BR
Título: dc.titleGuia Didático - Neurociências um saber efetivo para a construção do conhecimento matemáticopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeaula digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelaboratóriopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós Graduação no Mestrado Profissional de Ciências e Matemáticapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Ensino


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons