Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Caxias do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Spindola, Marilda | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Cembranel, Cristiane Bonetti | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-17T16:53:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-17T16:53:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-11-09 | - |
identificador: dc.identifier.other | produto-cristiane-cembranel.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430109 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este Guia Didático é composto de uma Sequência Didática Interativa (SDI) foi a qual foi planejada para aplicar com os professores e estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Ela desenvolvida e preparada para orientá-lo na elaboração de material didático a ser utilizado em salas de aulas e cursos de formação de professores. O texto o qual constitui este guia foi escrito a partir de elementos da dissertação de mestrado acadêmico-profissional cujo título é “NEUROCIÊNCIAS: UM SABER IMPORTANTE PARA EFETIVA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO”. O principal objetivo desse material é compartilhar as etapas da elaboração desse estudo, procurando atender necessidades da educação em relação às estratégias de ensino com embasamento em conhecimentos neurocientíficos. Assim sendo, essa SDI está dividida em duas partes. Na primeira – Introdução - onde serão apresentados uma breve iniciação sobre as Neurociências, e embasamento teórico baseado na teoria de Vigotsky e os conceitos de uma SDI. Na segunda parte – Planejamento da Sequência Didática Interativa e aplicação e foi dividida em oito Unidades Didáticas (UD) - na primeira UD uma atividade de sensibilização para introdução do assunto sobre Neurociências e estratégias de aprendizagem junto aos professores – na segunda UD estratégias de aprendizagem para trabalhar com o Google Drive e Geekie Lab – na terceira UD uma proposta de experimento de matemática envolvendo a geometria plana- na quarta UD mapas conceituais utilizando a ferramenta Cmap tools – na quinta UD técnicas de memorização para trabalhar com os estudantes – na sexta UD confecções de figuras espaciais com a utilização de materiais manipuláveis – na sétima UD simuladores virtuais utilizando a plataforma Phet e na oitava UD uma proposta de jogo interativo com uso da plataforma Kahoot. A SDI por sua vez demonstrou excelentes resultados e indícios muito positivos na memorização e aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,3MBytes | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Neurociências | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cérebro | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Sequencia Didática | pt_BR |
Título: dc.title | Guia Didático - Neurociências um saber efetivo para a construção do conhecimento matemático | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | curso | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | laboratório | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós Graduação no Mestrado Profissional de Ciências e Matemática | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
produto-cristiane-cembranel.pdf | 2,37 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/430109/2/produto-cristiane-cembranel.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons