Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Farias, Ana | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-11-13T18:07:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-11-13T18:07:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Ligia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/430087 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa surgiu de questionamentos a respeito da prática docente do professor de História na Educação de Jovens e Adultos (EJA): O que ensinar aos alunos da EJA? Que metodologias utilizar nesse ensino? Quais os significados para os alunos de conteúdos ensinados? Assim, o objetivo desse trabalho é problematizar e desenvolver um projeto pedagógico para o ensino de História na Educação de Jovens e Adultos, baseado na coleta de histórias de vidas dos alunos, tratadas à luz da metodologia da história oral, para utilização como material didático nas aulas de História. A ideia norteadora é a de tentar aproximar o conhecimento histórico da realidade dos alunos e fazê-los se reconhecerem como sujeitos da História. Esta pesquisa ampara-se nas concepções historiográficas do ensino de História, da história oral e da memória coletiva. O trabalho do professor de História com os alunos da EJA é utilizar a vida presente do aluno para construir uma narrativa histórica que faça sentido para eles. As memórias dos sujeitos comuns que estão nas salas de aula da EJA, devem ser usadas para a formação de uma noção de pertencimento, sendo uma estratégia importante para o enfrentamento de problemas que fazem parte da vida desses alunos como exclusão social, preconceitos étnicos e religiosos, diversidade cultural, autoestima baixa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,35mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História. Educação de Jovens e Adultos (EJA). Saberes e práticas no espaço escolar. História oral de vida. Memórias | pt_BR |
Título: dc.title | ROMPENDO O SILÊNCIO: HISTÓRIAS DE VIDAS NO ENSINO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EMEF OVIEDO TEIXEIRA EM ARACAJU/SE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons