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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Goiás | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Santana, Cristina Célia de Almeida Pereira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Naghettini, Alessandra Vitorino | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Freitas, Ana Tereza Vaz de Souza | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Barreto, Gilson Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Marinho, Alan Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Mazaro-Costa, Renata | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-10-26T18:35:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-10-26T18:35:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-10-26 | - |
identificador: dc.identifier.other | APLICATIVO BIM (BIM App) Versão 1.0 Relatório Técnico - Design de jogo | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429823 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho descreve o desenvolvimento de um Serious Game, aplicativo lúdico para dispositivos móveis, voltado à criança portadora de Doença Renal Crônica (DRC). A DRC infantil é um agravo com grande impacto na saúde pública, por seu ônus e taxa de morbimortalidade o que impõe a necessidade de uma assistência com alta complexidade e envolvimento multidisciplinar. Na atualidade o tratamento recomendado altera significativamente a rotina da criança e de seus familiares, impondo rigorosas mudanças, principalmente nos aspectos alimentar e social - o que dificulta amplamente a adesão ao tratamento - tornando-se um grande desafio para os profissionais de saúde, que necessitam desenvolver estratégias que objetivem a educação para o autocuidado. Nesse contexto um processo educativo direcionado pode contribuir para tornar a criança-paciente o principal produtor social de sua saúde, oportunizando melhor qualidade de vida. Constatando a progressiva incorporação da tecnologia digital na saúde e sua utilização como instrumento facilitador na comunicação usuário-equipe-família, planejou-se a sua utilização no processo de ensino-aprendizado do paciente renal crônico infantil. Objetivo: Desenvolver um aplicativo lúdico que contribua para efetivar a promoção do autocuidado na criança portadora de doença renal crônica em hemodiálise. Metodologia: O aplicativo foi desenvolvido por equipe multidisciplinar e envolveu: designer gráfico, designer de jogo, nutricionista, pediatra, enfermeira, bióloga, educador e psicóloga. A concepção foi pensada englobando as áreas de atuação dos profissionais. Houve reuniões periódicas e sistematizadas entre os anos de 2015 e 2016, até a etapa final de consolidação do programa em 2017. O aplicativo foi pré-validado em seu aspecto técnico-operacional e foi realizado ajustes em seus conceitos voltados aos cuidados em saúde na DRC. Resultados/Discussão: O aplicativo encontra-se finalizado, possui tecnologia 3D e cria um ambiente virtual com cenários coloridos, que remetem ao ambiente doméstico e hospitalar, comumente vivenciados pela criança. O usuário deverá cuidar do personagem, cujo nome é BIM, sendo exposto a diversas situações que simulam ou remetem à rotina e ao tratamento utilizado na DRC. A conduta ou escolha mais adequada para o cuidado do avatar BIM propicia vários bônus em forma de pontos o que permite acesso a minijogos. Conclusão: A lógica pedagógica do jogo consiste no sistema de recompensa, contribuindo para a interação, motivação e percepção das ações que propiciam autocuidado na DRC. Ao relacionar-se com um ser virtual, exercitando o cuidar, espera-se que o individuo venha a se conscientizar mais sobre a doença e seu tratamento, dinamizando o processo de educação em saúde. Observa-se junto às crianças usuárias grande interesse pelo aplicativo e potencial do mesmo como estratégia de ensino, principalmente para a equipe assistencial. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.22mb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia Biomédica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aplicativos móveis | pt_BR |
Título: dc.title | APLICATIVO BIM (BIM App) Versão 1.0 Relatório Técnico - Design de jogo | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | animação | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de pós graduação Ensino na Saúde | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Programa de pós graduação Ensino na Saúde | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Aplicativos Móveis |
Arquivos associados: | ||||
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RELATORIO TÉCNICO - APP BIM - Game Design.pdf | relatório tecnico | 1,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429823/2/RELATORIO TÉCNICO - APP BIM - Game Design.pdfDownload |
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