Dos discursos sobre a mudança às demandas do ensinar História na transição dos séculos XX e XXI: a questão da renovação metodológica na escrita escolar da história dos anos finais do ensino fundamental (1999-2017)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDos Santos Velozo, André-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-30T20:02:27Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-30T20:02:27Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de André Santos Velozopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429736-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação trata do processo de renovação metodológica na escrita escolar da História dos anos finais do ensino fundamental ocorrido nas duas últimas décadas, entre os séculos XX e XXI. Objetiva, especificamente, identificar aspectos da trajetória da História enquanto disciplina na educação básica e da inclusão da literatura didática em tal percurso; investigar as particularidades dos livros didáticos de História e os atores que atuam em sua confecção e analisar em que medida tal literatura tem se renovado nas últimas décadas no que tange á inclusão de recursos metodológicos . Com vistas ao entendimento de tais questões, a pesquisa norteou-se em algumas indagações centrais: Quais as características do percurso histórico da disciplina História na educação básica brasileira e da inclusão da literatura didática em tal processo? Quais as especificidades dos livros didáticos de História e quais agentes que atuam em sua escrita? Em que medida ocorreu o processo de renovação metodológica na escrita escolar de História nas duas últimas décadas ? Optou-se por um referencial teórico pautado nas análises de estudiosos que decorreram sobre o ensino da disciplina História no Brasil, fundamentados na percepção das disciplinas enquanto dotadas de uma cultura própria no processo de ensino e aprendizagem e sobre a produção didática de História no país, suas nuances e fundamentos principais. A base metodológica do estudo assentou-se, principalmente, na analise de procedimentos descritivos e teve como fontes principais os editais e guias do Programa Nacional do Livro Didático- PNLD, documentos legislativos e livros didáticos de História para os anos finais do ensino fundamental aprovados pelo PNLD no período de 1999 a 2017. O trabalho aponta para a prerrogativa que a escrita escolar da História, nos materiais em questão, apresenta indicativos de mudança em meio as demandas da historiografia, da própria disciplina e, sobretudo, em razão de pressões diversas que surgem a partir da ação de movimentos sociais no âmago da sociedade brasileira e que são reverberadas através dos princípios e critérios do PNLD, além do mercado. Pressões estas que promovem inovações em meio a perpetuação da escrita tradicional da História socializada dois séculos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,00 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didáticopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPNLDpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectRenovação Metodológicapt_BR
Título: dc.titleDos discursos sobre a mudança às demandas do ensinar História na transição dos séculos XX e XXI: a questão da renovação metodológica na escrita escolar da história dos anos finais do ensino fundamental (1999-2017)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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