Por identidade e pertença: processos de autorreconhecimento e afirmação da identidade negra entre estudantes da Escola José Alves de Figueiredo Crato-CE (2011-2018)

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Autor(es): dc.contributorUniversidade Regional do Cariri-URCApt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDa Conceição, Maria Dalva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-30T18:54:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-30T18:54:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-10-
identificador: dc.identifier.otherDissertação de Mestrado Maria Dalva da Conceiçãopt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429735-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo principal analisar processos de reconhecimento e afirmação da identidade negra, entre estudantes da Escola de Ensino Médio José Alves de Figueiredo , no município do Crato-CE. Primordialmente buscou-se compreender a partir de quais experiencias, referências e discursos, os estudantes foram sendo enquadrados e mobilizaram-se para seus processos de autorreconhecimento e afirmação subjetivas. Discute, a partir de referências bibliográficas, o processo de ressignificação positiva do termo negro no Brasil e as lutas por isenção socioeducacional da população negra brasileira. Apresenta narrativas de enquadramento social de estudantes negros da referida escola. Enfatiza processos de empoderamento e autoafirmação. Secundariamente, esta escrita também apresenta experiências de reconhecimento, a partir da formação profissional cotidiana, da importância do exercício de práticas pedagógicas antirracistas, no espaço escolar, como estratégia de reflexão e transformação dos modos de atuação pedagógica da escola e de seus docentes. A metodologia adotada foi a da pesquisa qualitativa, tendo sido a realização de entrevistas livres semiestruturadas a partir de três questões: Quais são as primeiras memórias acionadas pelos estudantes nos seus processos de reconhecimento, enquanto pessoas negras? Quais outros lugares e saberes para além dos escolares influíram em seus processos de reconhecimentos? Como as aulas e os conteúdos das disciplinas de história e as experiencias escolares mais recentes tem influído em seus processos identitários? Apresenta a trajetória de seis estudantes , três meninas e três meninos, relatos da infância até o momento presente, procurando identificar com quais conflitos e problemáticas tiveram que se deparar, até assumirem a identidade negra, com sensação de pertencimento e não apenas enquadramento por olhos alheios. Enfatizando a intersecção de experiencias e saberes que o levaram a tal atitude, e a contribuição de práticas escolares para isso. Buscando compreensão sobre estes processos, a escrita dialoga principalmente com pensadores de decolonialidade, ou críticos pós coloniais: Mignolo(2010), Quijano (2005), Hall(2010), Silva( 2002), Sodré(2015). O trabalho denuncia a persistência do racismo e da colonialidade do saber e do ser, e apresenta possibilidades de atuação, a partir do espaço escolar que , ao refletir nos sujeitos que o compõem, atingem também outros espaços sociais, uma vez que as reflexões que provocam não se encerram nele, mas refletem também em outros espaços onde os sujeitos circulam, fortalecendo processos de ressignificação positiva da negritude e quebra de padrões que mantêm o racismo e as superficialidades de entendimentos sobre ele.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,12 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypeAdobe Acrobat Document (.pdf)pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNegritudept_BR
Título: dc.titlePor identidade e pertença: processos de autorreconhecimento e afirmação da identidade negra entre estudantes da Escola José Alves de Figueiredo Crato-CE (2011-2018)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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