
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Regional do cariri-URCA | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Da Silva Souza, Wesley | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-10-30T18:47:43Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-10-30T18:47:43Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018-10 | - |
| identificador: dc.identifier.other | Dissertação de Mestrado de Wesley da Silva Souza | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429734 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | O estudo contribuiu para uma analise de material didático em uma perspectiva histórica e também para uma abordagem sobre Gênero(as relações do gênero masculino e seu lugar nos livros didáticos de História, como se apresentam no tempo presente). A questão central se constituiu em saber como os livros didáticos de História do ensino médio, do ano de 2015 representam o masculino? O objetivo geral é: analisar como o masculino é representado no livro didático de História do ensino médio de 2015 e como específicos: apresentar o debate sobre gênero, analisar a produção historiográfica sobre livro didático; Analisar a conceituação do masculino no livro didático de História de 2015; Levantar questionamentos sobre as possibilidades de um livro Didático de História feminista; A pesquisa de base qualitativa se guiou na hermenêutica Gademeriana. Nosso método se norteou em uma investigação dos textos e das imagens à procura das representações masculinas que os livros escolares trazem do período da História do Brasil que vai desde de "descobrimento" á independência em 1822. Vale lembrar que a ideia de representação nos é bastante cara e devemos a Chartier (1988) a sua polarização no campo da História. Trabalhamos com fontes primárias (livros didáticos e sites) e o olhar perquiridor ,interrogativo frente ao documento. Buscamos sempre as evidencias, as migalhas, os rastros que os seres humanos deixam no tempo, mesmo que esse tempo seja o presente. Nosso trabalho manteve um diálogo constantes com o feminismo e a Teoria Queer. Como resultado percebemos ainda a centralidade do sujeito homem nos manuais investigados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 1,91 MB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | Adobe Acrobat Document (.pdf) | pt_BR |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Masculino | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
| Título: dc.title | O "alfa" da História(?): Uma análise da representação masculina no livro didático de História. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Wesley da Silva Souza.pdf | 1,96 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429734/1/Wesley da Silva Souza.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: