WebQuest’s: possibilidades no Ensino e Aprendizagem de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoura, Antônio-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-10T11:41:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-10T11:41:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherWebQuest’s: possibilidades no Ensino e Aprendizagem de Históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429582-
Resumo: dc.description.abstractAs transformações causadas na sociedade pelo uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC), estão presentes em todas as instituições e espaços sociais, dentre estes o ambiente escolar, refletindo-se sobre as formas de pensar, ensinar e fazer educação. Nesse sentido, pretende-se por meio desta dissertação de mestrado mostrar os resultados da aplicação da metodologia educacional WebQuest, metodologia colaborativa de pesquisa, orientada na internet e elaborada com suporte tecnológico digitais. O objetivo desta pesquisa é investigar as possíveis potencialidades e as fragilidades da WebQuest na aprendizagem de História em uma turma da segunda série do ensino médio. Para tanto, foi necessário refletir se o uso do WebQuest, que é uma metodologia amparada aos recursos tecnológicos, pode contribuir com a aprendizagem histórica dos alunos que a utilizam. A investigação deu-se através de uma pesquisa de campo de natureza descritiva-exploratório, com alunos da turma “A” do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins-IFTO, Câmpus Dianópolis. A pesquisa constituiu-se por meio da aplicação de questionários via plataforma Survey Monkey, desenvolvimento e aplicação de uma WebQuest, coleta de informações compartilhadas via aplicativo móvel de comunicação e registro das observações, por meio de uma ficha de observação, provenientes do contato in loco e, por fim, para análise das respostas às questões fechadas, obtidas mediante aplicação dos questionários, utilizou-se a estatística descritiva, sendo os dados submetidos ao software estatístico IBM- SPSS V 23.0, software, que facilita a interpretação, análise, gerenciamento dos dados e compartilhamento dos resultados. Os dados obtidos indicam que há algumas limitações relacionadas ao uso pedagógico de tecnologias digitais no espaço escolar, e que o uso da metodologia Webquest aplicada ao ensino de História, pode favorecer a aprendizagem colaborativa entre os alunos e facilitar o acesso a fontes diversas por meio da pesquisa orientada na internet.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent16052KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectWebQuestpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas Históricaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Médiopt_BR
Título: dc.titleWebQuest’s: possibilidades no Ensino e Aprendizagem de Históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons