Ensino de História das mulheres: experiência na educação de jovens e adultos– EJA em Imperatriz-MA (2017)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorAlmeida, Jucileide-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-08T14:18:32Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-08T14:18:32Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de História das mulheres: experiência na educação de jovens e adultos– EJA em Imperatriz-MA (2017)pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429542-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa teve por objetivo apontar possibilidades do ensino de história das mulheres segundo a partir das experiências dos/as estudantes da Educação de Jovens e Adultos. Fomos instigados a pensar metodologias de ensino, incluindo as experiências desses sujeitos. Defendemos que a escola e as aulas de história podem tanto ser espaço para legitimação do status quo, quanto de emancipação e de mudanças. Utilizamos a metodologia da história oral na realização de entrevistas com dez alunos (as) selecionados, aplicamos uma dinâmica em sala de aula para levantar as representações dos estudantes sobre o feminino e o masculino. Por fim, trabalhamos com a turma o levantamento e análise das imagens femininas no livro didático da EJA. O uso de todas essas metodologias teve por objetivo contribuir para reflexão sobre o uso da imagem feminina para o ensino de história e discussões de gênero no ambiente educacional. As análises realizadas apontam para a riqueza das experiências de vida que discutidas e analisadas em sala de aula, juntamente com o trabalho com imagens femininas contribui para a aprendizagem histórica sobre as relações entre homens e mulheres no tempo presente. Como produto, apresentamos uma sequência didática, que passa pela história de vida dos/as estudantes, uso de uma estratégia estimulando-os/as a apresentar suas representações sobre feminino e masculino, rodas de conversas e análise das imagens femininas do livro didático.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent5504 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação de Jovens e Adultos – EJApt_BR
Palavras-chave: dc.subjectHistória das Mulherespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectGêneropt_BR
Palavras-chave: dc.subjectImagens no Livro Didáticopt_BR
Título: dc.titleEnsino de História das mulheres: experiência na educação de jovens e adultos– EJA em Imperatriz-MA (2017)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons