A História que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorOliveira, Viviane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-08T17:25:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-08T17:25:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherA História que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negrapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429525-
Resumo: dc.description.abstractA abordagem sobre as comemorações escolares desenvolvidas no Ensino Básico da cidade de Xinguara, no Estado do Pará, a saber: Festa Junina, Dia da Independência e Dia da Consciência Negra, apresenta-se como instrumentos e oportunidades para o ensino e aprendizagem em História. Nossa intenção foi a de apresentar as relações entre tais comemorações e o currículo ensinado em sala de aula, ou seja, em que medida ocorre o conhecimento histórico para além dos conteúdos nos programas e planos dessa disciplina. Por meio de anotações no caderno de campo, de entrevistas com professores de História e da aplicação de questionários aos alunos, verifica-se como, e até que ponto, as comemorações analisadas permitiram o aprendizado em História. As fontes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da cultura escolar, nos termos propostos por Dominique Julia, André Chervel e Antonio Viñao Frago. Na dissertação, além das análises consideradas pertinentes aos professores e alunos, apresentamos uma proposta metodológica de Ensino de História relacionado a essa temática, refletindo sobre os usos das comemorações integradas ao currículo, pois verificou-se que estas, além de momentos de descontração e de sociabilidade, se mostram ambientes profícuos para a produção do conhecimento histórico. Discorremos, ainda, sobre a apresentação de um minicurso proposto aos professores da Educação Básica de Xinguara, oportunizando aos docentes discussões sobre a aprendizagem histórica a partir dos resultados obtidos na pesquisa.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1347 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectComemoraçõespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Título: dc.titleA História que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negrapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons