Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Viviane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-10-08T17:25:37Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-10-08T17:25:37Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | A História que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429525 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A abordagem sobre as comemorações escolares desenvolvidas no Ensino Básico da cidade de Xinguara, no Estado do Pará, a saber: Festa Junina, Dia da Independência e Dia da Consciência Negra, apresenta-se como instrumentos e oportunidades para o ensino e aprendizagem em História. Nossa intenção foi a de apresentar as relações entre tais comemorações e o currículo ensinado em sala de aula, ou seja, em que medida ocorre o conhecimento histórico para além dos conteúdos nos programas e planos dessa disciplina. Por meio de anotações no caderno de campo, de entrevistas com professores de História e da aplicação de questionários aos alunos, verifica-se como, e até que ponto, as comemorações analisadas permitiram o aprendizado em História. As fontes da pesquisa foram analisadas na perspectiva da cultura escolar, nos termos propostos por Dominique Julia, André Chervel e Antonio Viñao Frago. Na dissertação, além das análises consideradas pertinentes aos professores e alunos, apresentamos uma proposta metodológica de Ensino de História relacionado a essa temática, refletindo sobre os usos das comemorações integradas ao currículo, pois verificou-se que estas, além de momentos de descontração e de sociabilidade, se mostram ambientes profícuos para a produção do conhecimento histórico. Discorremos, ainda, sobre a apresentação de um minicurso proposto aos professores da Educação Básica de Xinguara, oportunizando aos docentes discussões sobre a aprendizagem histórica a partir dos resultados obtidos na pesquisa. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1347 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Comemorações | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Título: dc.title | A História que se ensina e se aprende nas comemorações escolares em escolas de Educação Básica em Xinguara – PA: festa junina, dia da independência e dia da consciência negra | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
A HISTÓRIA QUE SE ENSINA E SE APRENDE NAS COMEMORAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429525/2/A HISTÓRIA QUE SE ENSINA E SE APRENDE NAS COMEMORAÇÕES ESCOLARES EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA EM.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons