Ensino de Históira e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência hoistórica no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezesem Araguaína - TO

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Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorSilva, Iltami-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-08T14:13:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-08T14:13:15Z-
Data de envio: dc.date.issued208-
identificador: dc.identifier.otherEnsino de Históira e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência hoistórica no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezesem Araguaína - TOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429524-
Resumo: dc.description.abstractA presente pesquisa objetivou estudar a consciência histórica de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), em Araguaína-TO. O conceito de consciência histórica utilizado referencia-se no entendimento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodologicamente nos valemos da estratégia da pesquisa-ação segundo a visão de Michel Thiollent (2007). Seguindo os pressupostos da aula-oficina, de Isabel Barca (2004), instrumentalizamos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a produzirem narrativas históricas relacionadas aos bairros onde vivem. Além das narrativas, aplicamos um questionário para a obtenção de dados sobre as condições sociais dos alunos e de suas famílias e acessar as ideias prévias deles a respeito dos bairros onde moram, da escola que estudam e como vêem o conhecimento histórico. Para o tratamento das narrativas, fizemos uso do quadro de geração de sentido histórico proposto por Rüsen (2001,2007), tipificado na forma de consciência histórica tradicional, exemplar, crítica e genética. Utilizamos também a indicação deste autor quanto às operações que formam a competência narrativa da consciência histórica. O estudo foi conduzido mediante diálogo com autores que discutem o ensino de história no Brasil, a exemplo de Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), e outros que se preocupam em debater a relação entre ensino de história, consciência histórica e a didática da história, caso de Rüsen (2011) e Cerri (2011a,2011b). Sob uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados mostraram que a produção de narrativas por estudantes de ensino médio, relativa aos seus espaços de vivência, permitem mensurar o nível de sua competência narrativa e identificar carências de orientação temporal. As carências de orientação, distintas conforme os sujeitos e os lugares, abrem potencialidades quanto à definição de ações de intervenção docente com vistas a um ensino de história que tencione influir sobre a consciência histórica dos alunos.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent17138 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSaberes e práticas no espaço escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectNarrativa de alunospt_BR
Título: dc.titleEnsino de Históira e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência hoistórica no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezesem Araguaína - TOpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
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ENSINO DE HISTÓRIA E NARRATIVA DE ALUNOS.pdfDissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 201817.14 MBAdobe PDF/bitstream/capes/429524/2/ENSINO DE HISTÓRIA E NARRATIVA DE ALUNOS.pdfDownload

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