Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Silva, Iltami | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-10-08T14:13:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-10-08T14:13:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 208 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ensino de Históira e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência hoistórica no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezesem Araguaína - TO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429524 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente pesquisa objetivou estudar a consciência histórica de estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes (CEABM), em Araguaína-TO. O conceito de consciência histórica utilizado referencia-se no entendimento de Jörn Rüsen (2001,2007,2011). Metodologicamente nos valemos da estratégia da pesquisa-ação segundo a visão de Michel Thiollent (2007). Seguindo os pressupostos da aula-oficina, de Isabel Barca (2004), instrumentalizamos estudantes da 2ª série do Ensino Médio a produzirem narrativas históricas relacionadas aos bairros onde vivem. Além das narrativas, aplicamos um questionário para a obtenção de dados sobre as condições sociais dos alunos e de suas famílias e acessar as ideias prévias deles a respeito dos bairros onde moram, da escola que estudam e como vêem o conhecimento histórico. Para o tratamento das narrativas, fizemos uso do quadro de geração de sentido histórico proposto por Rüsen (2001,2007), tipificado na forma de consciência histórica tradicional, exemplar, crítica e genética. Utilizamos também a indicação deste autor quanto às operações que formam a competência narrativa da consciência histórica. O estudo foi conduzido mediante diálogo com autores que discutem o ensino de história no Brasil, a exemplo de Fonseca (2006,2010), Schmidt (2012), Monteiro (2007), e outros que se preocupam em debater a relação entre ensino de história, consciência histórica e a didática da história, caso de Rüsen (2011) e Cerri (2011a,2011b). Sob uso desses aportes teóricos e metodológicos, os resultados mostraram que a produção de narrativas por estudantes de ensino médio, relativa aos seus espaços de vivência, permitem mensurar o nível de sua competência narrativa e identificar carências de orientação temporal. As carências de orientação, distintas conforme os sujeitos e os lugares, abrem potencialidades quanto à definição de ações de intervenção docente com vistas a um ensino de história que tencione influir sobre a consciência histórica dos alunos. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 17138 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Saberes e práticas no espaço escolar | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Narrativa de alunos | pt_BR |
Título: dc.title | Ensino de Históira e narrativa de alunos: um estudo sobre consciência hoistórica no Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezesem Araguaína - TO | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
ENSINO DE HISTÓRIA E NARRATIVA DE ALUNOS.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistoria - UFT, 2018 | 17,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429524/2/ENSINO DE HISTÓRIA E NARRATIVA DE ALUNOS.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons