
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Univesidade Federal do Tocantins | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Faria, Ronair | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-10-08T14:06:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-10-08T14:06:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
| identificador: dc.identifier.other | O Ensino de História no contexto da Pedagogia da Alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429523 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho busca estudar o ensino de História e sua metodologia no âmbito das práticas educativas da Escola Família Agrícola de Porto Nacional - EFAPN, que possui como metodologia a Pedagogia da Alternância, a fim de constituir-se como material de referência para a reflexão e construção de uma nova prática de ensino em História voltada para alunos do campo. Tem por objetivo geral verificar como a disciplina de História é trabalhada pelos professores/monitores em sala de aula, e se os materiais didáticos e as metodologias utilizadas aproximam a História da realidade camponesa do educando. Para isso, analisou-se o ensino de História e os materiais didáticos utilizados no interior da Pedagogia da Alternância, descrevendo os conteúdos e a metodologia da disciplina, no sentido de demonstrar os seus limites e os desafios na prática de ensino da EFAPN. Esta pesquisa está amparada em fontes documentais (PPP, Planos de Formação, Planos de Aprendizagem), em fontes bibliográficas, em artigos de revistas, sites e nos registros em caderno de campo realizados a partir do acompanhamento vivenciado em regime de internato na sessão-escola junto à turma do nono ano do Ensino fundamental. Aplicaram-se também questionários aos educandos e ao professor de História, buscando verificar os conteúdos, materiais didáticos, bem como a prática de ensino e seus significados para os educandos, observando sua coerência com uma proposta de Educação do Campo. A pesquisa demonstrou que o ensino de História somado aos instrumentos pedagógicos da alternância vem contribuindo para o educando compreender a sua realidade, mas ainda possui alguns desafios e limites a serem superados. | pt_BR |
| Tamanho: dc.format.extent | 2684 KB | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | ProfHistoria | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cotidiano Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura Escolar | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Pedagogia da Alternância | pt_BR |
| Título: dc.title | O Ensino de História no contexto da Pedagogia da Alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA.pdf | Dissertação em Ensino de História - ProfHistória - UFT, 2018 | 2.68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429523/2/O ENSINO DE HISTÓRIA NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons