O Ensino de História no contexto da Pedagogia da Alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacional

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUnivesidade Federal do Tocantinspt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFaria, Ronair-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-10-08T14:06:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-10-08T14:06:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-
identificador: dc.identifier.otherO Ensino de História no contexto da Pedagogia da Alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacionalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429523-
Resumo: dc.description.abstractEste trabalho busca estudar o ensino de História e sua metodologia no âmbito das práticas educativas da Escola Família Agrícola de Porto Nacional - EFAPN, que possui como metodologia a Pedagogia da Alternância, a fim de constituir-se como material de referência para a reflexão e construção de uma nova prática de ensino em História voltada para alunos do campo. Tem por objetivo geral verificar como a disciplina de História é trabalhada pelos professores/monitores em sala de aula, e se os materiais didáticos e as metodologias utilizadas aproximam a História da realidade camponesa do educando. Para isso, analisou-se o ensino de História e os materiais didáticos utilizados no interior da Pedagogia da Alternância, descrevendo os conteúdos e a metodologia da disciplina, no sentido de demonstrar os seus limites e os desafios na prática de ensino da EFAPN. Esta pesquisa está amparada em fontes documentais (PPP, Planos de Formação, Planos de Aprendizagem), em fontes bibliográficas, em artigos de revistas, sites e nos registros em caderno de campo realizados a partir do acompanhamento vivenciado em regime de internato na sessão-escola junto à turma do nono ano do Ensino fundamental. Aplicaram-se também questionários aos educandos e ao professor de História, buscando verificar os conteúdos, materiais didáticos, bem como a prática de ensino e seus significados para os educandos, observando sua coerência com uma proposta de Educação do Campo. A pesquisa demonstrou que o ensino de História somado aos instrumentos pedagógicos da alternância vem contribuindo para o educando compreender a sua realidade, mas ainda possui alguns desafios e limites a serem superados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2684 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfHistoriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCotidiano Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCultura Escolarpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação do Campopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia da Alternânciapt_BR
Título: dc.titleO Ensino de História no contexto da Pedagogia da Alternância: um estudo da Escola Família Agrícola de Porto Nacionalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons