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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | JESUS, MONAQUELLY CARMO DE | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-28T17:02:40Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-28T17:02:40Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Monaquelly | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429323 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial didático da música, especificamente do forró, para a aprendizagem histórica, e apresentar como produto sequências didáticas, utilizando músicas deste gênero. O forró, enquanto patrimônio cultural, tem muito a oferecer ao estudo da História, principalmente em seus aspectos sociais e culturais, já que suas letras priorizam temas relacionados a sentimentos, cultura, ambiente e acontecimentos da vida do nordestino e do migrante nordestino, e que podem ser extrapolados para outras situações e regiões. O referencial teórico utilizado para a discussão do Forró foi Climério Santos (2013), Jack Drapper III (2014), Felipe Trotta (2010) e Albuquerque Jr. (2001), entre outros. Enquanto que, para tratar de música no ensino de História, foram utilizados principalmente os autores Miriam Hermeto (2012), Luciano de Azambuja (2013) e Marcos Napolitano (2002). Foram formuladas e aplicadas cinco sequências didáticas agrupadas de acordo com as categorias conceitos de segunda ordem e conceitos substantivos de Peter Lee. São elas: Representação e Imaginário, Cultura e Identidade, Mudanças e permanências dentro da categoria conceitos de segunda ordem; Cangaço e Migração como conceitos substantivos. O uso da linguagem musical motivou os alunos à participação nas atividades, ao passo que as atividades, as discussões e as temáticas conseguiram transformar essa motivação inicial em participação efetiva, contribuindo para a reflexão e aprendizagem dos conceitos e temáticas pretendidas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,00 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem Histórica. Ensino de História. Forró. Memória e Identidade. Música e Ensino de História. Patrimônio. | pt_BR |
Título: dc.title | DESVENDANDO A HISTÓRIA POR MEIO DO FORRÓ EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: LABORATÓRIO A PATIR DA PRÁTICA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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MONAQUELLY (1) (1) (1) PDF.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429323/2/MONAQUELLY (1) (1) (1) PDF.pdfDownload |
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