DESVENDANDO A HISTÓRIA POR MEIO DO FORRÓ EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: LABORATÓRIO A PATIR DA PRÁTICA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJESUS, MONAQUELLY CARMO DE-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-09-28T17:02:40Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-09-28T17:02:40Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
identificador: dc.identifier.otherMonaquellypt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429323-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o potencial didático da música, especificamente do forró, para a aprendizagem histórica, e apresentar como produto sequências didáticas, utilizando músicas deste gênero. O forró, enquanto patrimônio cultural, tem muito a oferecer ao estudo da História, principalmente em seus aspectos sociais e culturais, já que suas letras priorizam temas relacionados a sentimentos, cultura, ambiente e acontecimentos da vida do nordestino e do migrante nordestino, e que podem ser extrapolados para outras situações e regiões. O referencial teórico utilizado para a discussão do Forró foi Climério Santos (2013), Jack Drapper III (2014), Felipe Trotta (2010) e Albuquerque Jr. (2001), entre outros. Enquanto que, para tratar de música no ensino de História, foram utilizados principalmente os autores Miriam Hermeto (2012), Luciano de Azambuja (2013) e Marcos Napolitano (2002). Foram formuladas e aplicadas cinco sequências didáticas agrupadas de acordo com as categorias conceitos de segunda ordem e conceitos substantivos de Peter Lee. São elas: Representação e Imaginário, Cultura e Identidade, Mudanças e permanências dentro da categoria conceitos de segunda ordem; Cangaço e Migração como conceitos substantivos. O uso da linguagem musical motivou os alunos à participação nas atividades, ao passo que as atividades, as discussões e as temáticas conseguiram transformar essa motivação inicial em participação efetiva, contribuindo para a reflexão e aprendizagem dos conceitos e temáticas pretendidas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,00pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Histórica. Ensino de História. Forró. Memória e Identidade. Música e Ensino de História. Patrimônio.pt_BR
Título: dc.titleDESVENDANDO A HISTÓRIA POR MEIO DO FORRÓ EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: LABORATÓRIO A PATIR DA PRÁTICA EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA Ipt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons