Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FRANCA, JOELMA SANTOS | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-28T17:37:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-28T17:37:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-28 | - |
identificador: dc.identifier.other | Joelma | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429306 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esta pesquisa versa sobre a importância de Ensinar História com vistas para o desenvolvimento do pensamento histórico e da formação da consciência histórica nos alunos em contexto de escolarização. Dessa forma, este estudo intenta disponibilizar aos professores de História uma experiência metodológica baseada na Educação Histórica, para aqueles que estejam interessados em trabalhar com novas estratégias didáticas com seus alunos, de forma mais dinâmica e participativa. Este modelo de ensino é um contraponto ao formato de aula em que o professor é o centro do processo, pautado em métodos mnemônicos de uma história factual, linear e positiva, que foi hegemônica no século XIX e ainda hoje exerce influência nas práticas docentes desenvolvidas em grande parte das escolas deste País. A abordagem escolhida para essa investigação apropria-se dos pressupostos metodológicos da Aula-Oficina desenvolvida pela professora portuguesa Isabel Barca (2004), que sugere os seguintes passos para sua aplicação: Primeiro, o levantamento das ideias prévias dos alunos. Em seguida, esses dados devem ser categorizados e analisados pelo professor. O terceiro passo é a problematização dos conteúdos junto aos alunos, em cuja sequência ocorre a intervenção pedagógica do professor, na qual devem ser utilizadas fontes históricas, com o objetivo de alterar as ideias prévias dos alunos. Em seguida, os discentes devem produzir uma narrativa sobre o conhecimento construído nesse processo que será usada como instrumento de metacoginição, com o objetivo de observar se houve ou não progressão das ideias históricas dos alunos. Ao desenvolver essa metodologia, procurei refletir sobre a relação entre a aplicação dessas Aulas-Oficinas com a utilização de imagens como fontes históricas e o desenvolvimento da consciência histórica nos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Como resultado, constatei que houve progressão das ideias históricas dos estudantes pesquisados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,00 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem histórica. Aula-Oficina. Ensino de História. Imagens e Ensino de História. Saberes e práticas no espaço escolar. | pt_BR |
Título: dc.title | O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO USO DE IMAGENS EM AULASOFICINAS: Uma experiência em Malhador /SE | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA I | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
versão final em PDF com ficha catalografica.pdf | 1,27 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429306/1/versão final em PDF com ficha catalografica.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: