O ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO USO DE IMAGENS EM AULASOFICINAS: Uma experiência em Malhador /SE

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Sergipept_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFRANCA, JOELMA SANTOS-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-09-28T17:37:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-09-28T17:37:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-28-
identificador: dc.identifier.otherJoelmapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429306-
Resumo: dc.description.abstractEsta pesquisa versa sobre a importância de Ensinar História com vistas para o desenvolvimento do pensamento histórico e da formação da consciência histórica nos alunos em contexto de escolarização. Dessa forma, este estudo intenta disponibilizar aos professores de História uma experiência metodológica baseada na Educação Histórica, para aqueles que estejam interessados em trabalhar com novas estratégias didáticas com seus alunos, de forma mais dinâmica e participativa. Este modelo de ensino é um contraponto ao formato de aula em que o professor é o centro do processo, pautado em métodos mnemônicos de uma história factual, linear e positiva, que foi hegemônica no século XIX e ainda hoje exerce influência nas práticas docentes desenvolvidas em grande parte das escolas deste País. A abordagem escolhida para essa investigação apropria-se dos pressupostos metodológicos da Aula-Oficina desenvolvida pela professora portuguesa Isabel Barca (2004), que sugere os seguintes passos para sua aplicação: Primeiro, o levantamento das ideias prévias dos alunos. Em seguida, esses dados devem ser categorizados e analisados pelo professor. O terceiro passo é a problematização dos conteúdos junto aos alunos, em cuja sequência ocorre a intervenção pedagógica do professor, na qual devem ser utilizadas fontes históricas, com o objetivo de alterar as ideias prévias dos alunos. Em seguida, os discentes devem produzir uma narrativa sobre o conhecimento construído nesse processo que será usada como instrumento de metacoginição, com o objetivo de observar se houve ou não progressão das ideias históricas dos alunos. Ao desenvolver essa metodologia, procurei refletir sobre a relação entre a aplicação dessas Aulas-Oficinas com a utilização de imagens como fontes históricas e o desenvolvimento da consciência histórica nos alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio. Como resultado, constatei que houve progressão das ideias históricas dos estudantes pesquisados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent0,00pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem histórica. Aula-Oficina. Ensino de História. Imagens e Ensino de História. Saberes e práticas no espaço escolar.pt_BR
Título: dc.titleO ENSINO DE HISTÓRIA POR MEIO DO USO DE IMAGENS EM AULASOFICINAS: Uma experiência em Malhador /SEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTÓPICO ESPECIAL EM ENSINO DE HISTÓRIA Ipt_BR
Aparece nas coleções:Textos