
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Santa Catarina | pt_BR |
| Autor(es): dc.contributor.author | Grunow, Rildson Alves dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-26T17:57:49Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-26T17:57:49Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2017 | - |
| identificador: dc.identifier.other | PELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: colonização européia em bela vista do sul, terra contestada. Diálogos entre história oral, memória e o ensino de história | pt_BR |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429267 | - |
| Resumo: dc.description.abstract | Esta dissertação tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido junto aos estudantes dos 2º anos I e II do Ensino Médio da EEB Hercílio Buch em Bela Vista do Sul, Mafra-SC, dando enfoque específico às categorias memória e história local, explorando-as dentro de uma oralidade relacionada à imigração europeia na região, procurando contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de história e para uma percepção crítica do processo histórico envolvendo aquela localidade, tendo como viés o traço das várias identidades ali convergentes, as quais estão sempre se remodelando conforme as tensões sócio-culturais também se alteram. Discutir o processo de constante remodelagem identitária, pelo viés da memória, pode ser uma alternativa a mais de abordagem dos temas relevantes para essa região cercada por simbologias das mais profundas para se refletir ressignificações. Assim, propõe-se uma operação que visa pensar criticamente a história da região. Nesse sentido, trata-se de um repensar a história e o patrimônio do lugar, por parte dos estudantes. Do mesmo modo, significa permitir aos mesmos o conhecimento sobre a região e seus vínculos identitários. | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
| Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
| Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
| Palavras-chave: dc.subject | Profhistória | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Planalto Norte Catarinense | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Colonização Europeia | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Contestado | pt_BR |
| Palavras-chave: dc.subject | Memória e Identidades | pt_BR |
| Título: dc.title | PELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: colonização européia em bela vista do sul, terra contestada. Diálogos entre história oral, memória e o ensino de história | pt_BR |
| Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
| Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
| Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Textos | |
| Arquivos associados: | ||||
|---|---|---|---|---|
| Dissertação Rildson Grunow-PROFHISTÓRIA UFSC - 2014.pdf | Dissertação em Ensino de História - Profhistória - UFSC, 2017 | 2,97 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/429267/2/Dissertação Rildson Grunow-PROFHISTÓRIA UFSC - 2014.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons