PELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: colonização européia em bela vista do sul, terra contestada. Diálogos entre história oral, memória e o ensino de história

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGrunow, Rildson Alves dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-09-26T17:57:49Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-09-26T17:57:49Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-
identificador: dc.identifier.otherPELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: colonização européia em bela vista do sul, terra contestada. Diálogos entre história oral, memória e o ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429267-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação tem por objetivo apresentar o trabalho desenvolvido junto aos estudantes dos 2º anos I e II do Ensino Médio da EEB Hercílio Buch em Bela Vista do Sul, Mafra-SC, dando enfoque específico às categorias memória e história local, explorando-as dentro de uma oralidade relacionada à imigração europeia na região, procurando contribuir para o aperfeiçoamento do ensino de história e para uma percepção crítica do processo histórico envolvendo aquela localidade, tendo como viés o traço das várias identidades ali convergentes, as quais estão sempre se remodelando conforme as tensões sócio-culturais também se alteram. Discutir o processo de constante remodelagem identitária, pelo viés da memória, pode ser uma alternativa a mais de abordagem dos temas relevantes para essa região cercada por simbologias das mais profundas para se refletir ressignificações. Assim, propõe-se uma operação que visa pensar criticamente a história da região. Nesse sentido, trata-se de um repensar a história e o patrimônio do lugar, por parte dos estudantes. Do mesmo modo, significa permitir aos mesmos o conhecimento sobre a região e seus vínculos identitários.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectProfhistóriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPlanalto Norte Catarinensept_BR
Palavras-chave: dc.subjectColonização Europeiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContestadopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectMemória e Identidadespt_BR
Título: dc.titlePELAS TRILHAS DO PLANALTO NORTE CATARINENSE: colonização européia em bela vista do sul, terra contestada. Diálogos entre história oral, memória e o ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.courseMestrado Profissional em Ensino de Históriapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Dissertação Rildson Grunow-PROFHISTÓRIA UFSC - 2014.pdfDissertação em Ensino de História - Profhistória - UFSC, 20172,97 MBAdobe PDF/bitstream/capes/429267/2/Dissertação Rildson Grunow-PROFHISTÓRIA UFSC - 2014.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons