Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Sergipe | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Oliveira, Ana Silvia Conceição de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-18T14:45:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-18T14:45:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | Ana Silvia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/429223 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho consiste num produto, que auxilia as rotinas pedagógicas dos professores de História, seja da rede pública de ensino, seja particular. O Caderno de Ensino de História e Educação Patrimonial: Museus de Sergipe, objetiva, dessa forma, apresentar práticas pedagógicas que envolvem o ensino da disciplina História, atrelado aos conteúdos de educação patrimonial e cultura sergipana, a partir da percepção da escassez de materiais do tipo aqui especificado. Para discutir os conceitos de patrimônio cultural, memória, passado, presente, identidade cultural, pertencimento, educação e museus, foram utilizados os seguintes autores: Nora (1993); Horta (1999): Funari; Pelegrini, (2008); Le Goff (1990); Hall (2005), Ulpiano Bezerra (2002). As discussões teóricas estão presentes em todos os tópicos e principalmente nas propostas pedagógicas registradas, que seguem a metodologia da educação patrimonial e servem para que o(a) professor(a) prepare-se e inspire-se, conheça os autores que referenciam as discussões e práticas apresentadas, motivando-os a realizar ações diferenciadas no ensino de História, na utilização das exposições do Museu da Gente Sergipana em sua rotina pedagógica, contribuindo também com as práticas profissionais dos(as) professores(as) dentro e fora da sala de aula. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 0,03 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História; Educação Patrimonial; Espaços de memória | pt_BR |
Título: dc.title | CADERNO DE ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL. VOLUME 1- MUSEU DA GENTE SERGIPANA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História-ProfHistória/UFS | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | TRABALHO FINAL DE CURSO/DISSERTAÇÃO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons