Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Tocantins | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Magna | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-08-30T20:14:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-08-30T20:14:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | História, Ensino e Música: o rock brasileiro da década de 1980 | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207102 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Este trabalho tem como tema o uso da música, mais especificamente o Rock Nacional, em sala de aula, como fonte para se compreender a década de 1980, período onde esse gênero musical foi mais expressivo. Buscamos entender os desdobramentos culturais e políticos através das letras das músicas e do comportamento desses cantores que tocavam o coração da juventude através das suas letras. A escolha do rock se deu por uma tentativa de maior aproximação com alunos, por ser um gênero musical considerado sempre jovem. O nosso objetivo principal é contribuir com a melhoria do Ensino de História e vemos na música um caminho para isso. Debatemos o uso da música como fonte historiográfica, fizemos um diagnostico de como o aluno e o professor veem a música como opção metodológica, porque considero importante ouvir a voz dos sujeitos envolvidos nesse processo de ensino-aprendizagem. Analisamos o Rock como uns dos formadores de identidade da juventude e buscamos, por meio da letra de cada uma dessas músicas, ler a realidade da sociedade brasileira tanto na década de 1980 e perceber como, tanto tempo depois, as reivindicações postas naquele contexto da história do Brasil não foram superadas e ainda são recorrentes na nossa realidade atual. Achamos importante fazer a aplicação de uma dessas aulas propostas para perceber a receptividade do aluno e se foi realmente possível alcançar aquilo que foi proposto inicialmente, uma aula mais dinâmica, participativa, onde o aluno fosse capaz de ler um documento histórico e compreender. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 895 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Música | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Rock | pt_BR |
Título: dc.title | HISTÓRIA, ENSINO E MÚSICA: O ROCK BRASILEIRO DA DÉCADA DE 1980 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Mestrado Profissional em Ensino de História | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons