Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Machado Ferreira Crestani, Eva Rita | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-08-23T20:30:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-08-23T20:30:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-07-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | O calor nosso de cada dia | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A presente proposta faz parte de uma produção didática que se destina aos professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio. Tem como objetivo introduzir práticas pedagógicas relacionadas ao conceito de Calor, de maneira interdisciplinar, entre as disciplinas de Química, Física e Biologia. Para a elaboração da sequência foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O trabalho constitui o produto educacional intitulado: “O Calor nosso de cada dia”, o qual é vinculado a dissertação de mestrado “Os Três Momentos Pedagógicos e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza”, sendo estes, o produto e a dissertação, pré-requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. O presente estudo faz parte da linha de pesquisa Fundamentos Teóricos-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Julgamos ser importantes e de conhecimento dos professores propostas como os 3MP, fundamentadas na abordagem temática, que tem como preocupação a aprendizagem das alunas de maneira contextualizada com a sua realidade de vida. Ressaltamos que a proposta do uso de temas também está descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais - “PCNs” (BRASIL, 1999). Neste documento, a proposta de ensino é a de trabalhar com temas transversais, que estejam relacionados com a realidade em que vivem os estudantes, modificando, assim, a organização tradicional das aulas e incentivando os professores a trabalharem situações da vivência dos alunos, contribuindo também com um trabalho interdisciplinar na escola e na comunidade local. A seguir, estão descritas as etapas da sequência didática elaborada pelas professoras de Química, Física e Biologia, aplicada em uma turma da 2º série do Curso Normal – Nível Médio, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. O texto de relato dessa aplicação encontra-se na íntegra na dissertação de mestrado anteriormente citada. Tal produto educacional está disponível às redes de ensino e pode ser utilizado de forma livre pelos interessados. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,63MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Química | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Três momentos pedagógicos | pt_BR |
Título: dc.title | O CALOR NOSSO DE CADA DIA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - vinculado a dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
O calor nosso de cada dia.pdf | produto educacional | 1,68 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/207043/2/O calor nosso de cada dia.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons