O CALOR NOSSO DE CADA DIA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMachado Ferreira Crestani, Eva Rita-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-08-23T20:30:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-08-23T20:30:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-07-30-
identificador: dc.identifier.otherO calor nosso de cada diapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/207043-
Resumo: dc.description.abstractA presente proposta faz parte de uma produção didática que se destina aos professores de Ciências da Natureza do Ensino Médio. Tem como objetivo introduzir práticas pedagógicas relacionadas ao conceito de Calor, de maneira interdisciplinar, entre as disciplinas de Química, Física e Biologia. Para a elaboração da sequência foi utilizada a dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos (3MP). O trabalho constitui o produto educacional intitulado: “O Calor nosso de cada dia”, o qual é vinculado a dissertação de mestrado “Os Três Momentos Pedagógicos e a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências da Natureza”, sendo estes, o produto e a dissertação, pré-requisitos para a obtenção do grau de Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. O presente estudo faz parte da linha de pesquisa Fundamentos Teóricos-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Julgamos ser importantes e de conhecimento dos professores propostas como os 3MP, fundamentadas na abordagem temática, que tem como preocupação a aprendizagem das alunas de maneira contextualizada com a sua realidade de vida. Ressaltamos que a proposta do uso de temas também está descrita nos Parâmetros Curriculares Nacionais - “PCNs” (BRASIL, 1999). Neste documento, a proposta de ensino é a de trabalhar com temas transversais, que estejam relacionados com a realidade em que vivem os estudantes, modificando, assim, a organização tradicional das aulas e incentivando os professores a trabalharem situações da vivência dos alunos, contribuindo também com um trabalho interdisciplinar na escola e na comunidade local. A seguir, estão descritas as etapas da sequência didática elaborada pelas professoras de Química, Física e Biologia, aplicada em uma turma da 2º série do Curso Normal – Nível Médio, em uma escola pública no estado do Rio Grande do Sul. O texto de relato dessa aplicação encontra-se na íntegra na dissertação de mestrado anteriormente citada. Tal produto educacional está disponível às redes de ensino e pode ser utilizado de forma livre pelos interessados.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,63MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectQuímicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTrês momentos pedagógicospt_BR
Título: dc.titleO CALOR NOSSO DE CADA DIApt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - vinculado a dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons