Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | INSTITUTO FEDERAL DO AMAZONAS | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Carvalho de Freitas, Aline | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Teixeira da Rocha, João Batista | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-09-03T03:21:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-09-03T03:21:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-09-02 | - |
identificador: dc.identifier.other | Jogos Hídricos | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206995 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando pensamos em uma sala-de-aula, vem a nossa mente um professor ensinando a matéria e os alunos observando o que o professor está a falar ou despreocupados sem se importar com o que está sendo transmitido. Listas de exercícios são comuns, os alunos tem a obrigação de respondê-las para que o professor possa avaliar os conhecimentos adquiridos, sem levar em conta dificuldades, conhecimentos prévios, necessidades reais e experiências dos alunos. Com as novas questões propostas à Educação do século XXI, este cenário tende a mudar. Isto porque, cada vez mais, escolas e professores percebem a importância de buscar novas estratégias de ensino. Os jogos podem ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. São importantes ferramentas para se trabalhar conteúdos com os alunos ou ainda servem para avaliar os conhecimentos prévios dos mesmos, antes de se iniciar o conteúdo propriamente dito. O aspecto lúdico é importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos jovens. Ao participar de jogos, trabalham em grupos, sentem-se desafiados e motivados. Sendo levados a cumprir com diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle do tempo e tentam a todo custo vencer os desafios, dessa forma desenvolvem novas habilidades e pontos de vista. Como uma ferramenta estratégica complementar ao aprendizado do dia-a-dia, os jogos transformam o estudo em um processo mais prazeroso. Para Vygotsky, a relação entre os jogos e a aprendizagem é muito importante, porque através deles ocorre a socialização. Considera que o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela, ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento, para ele o sujeito não é ativo ou passivo, mas sim interativo porque está continuamente se relacionando com o meio e com os outros. Proposta dos jogos hídricos devido as diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água tornam-a importante de ser discutida. A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 50,7KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | água, conhecimentos prévios, lúdico e desenvolvimento social | pt_BR |
Título: dc.title | Dominó hídrico | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | QUÍMICA | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Ferramentas |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS ACF & JBTR.pdf | 50,72 kB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206995/2/PROPOSTA DE JOGOS DIDÁTICOS ACF & JBTR.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons