Dominó hídrico

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorINSTITUTO FEDERAL DO AMAZONASpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCarvalho de Freitas, Aline-
Autor(es): dc.contributor.authorTeixeira da Rocha, João Batista-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-09-03T03:21:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-09-03T03:21:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-09-02-
identificador: dc.identifier.otherJogos Hídricospt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206995-
Resumo: dc.description.abstractQuando pensamos em uma sala-de-aula, vem a nossa mente um professor ensinando a matéria e os alunos observando o que o professor está a falar ou despreocupados sem se importar com o que está sendo transmitido. Listas de exercícios são comuns, os alunos tem a obrigação de respondê-las para que o professor possa avaliar os conhecimentos adquiridos, sem levar em conta dificuldades, conhecimentos prévios, necessidades reais e experiências dos alunos. Com as novas questões propostas à Educação do século XXI, este cenário tende a mudar. Isto porque, cada vez mais, escolas e professores percebem a importância de buscar novas estratégias de ensino. Os jogos podem ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. São importantes ferramentas para se trabalhar conteúdos com os alunos ou ainda servem para avaliar os conhecimentos prévios dos mesmos, antes de se iniciar o conteúdo propriamente dito. O aspecto lúdico é importante para o desenvolvimento emocional e cognitivo dos jovens. Ao participar de jogos, trabalham em grupos, sentem-se desafiados e motivados. Sendo levados a cumprir com diretrizes sobre o respeito às regras, estratégia e controle do tempo e tentam a todo custo vencer os desafios, dessa forma desenvolvem novas habilidades e pontos de vista. Como uma ferramenta estratégica complementar ao aprendizado do dia-a-dia, os jogos transformam o estudo em um processo mais prazeroso. Para Vygotsky, a relação entre os jogos e a aprendizagem é muito importante, porque através deles ocorre a socialização. Considera que o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela, ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento, para ele o sujeito não é ativo ou passivo, mas sim interativo porque está continuamente se relacionando com o meio e com os outros. Proposta dos jogos hídricos devido as diversas questões ambientais e sociais que envolvem a água tornam-a importante de ser discutida. A água corresponde a um imenso recurso natural do qual as sociedades humanas necessitam para sobreviver.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent50,7KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsCC0 1.0 Universal*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
Palavras-chave: dc.subjectágua, conhecimentos prévios, lúdico e desenvolvimento socialpt_BR
Título: dc.titleDominó hídricopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeferramentaspt_BR
Curso: dc.subject.courseCURSO TÉCNICO EM QUÍMICApt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineQUÍMICApt_BR
Aparece nas coleções:Ferramentas


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons