Vamos digerir?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade de Passo Fundopt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMacuglia, Uliane-
Autor(es): dc.contributor.authorLocatelli, Aline-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-08-22T20:55:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-08-22T20:55:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-30-
identificador: dc.identifier.otherVamos digerirpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206986-
Resumo: dc.description.abstractO material didático apresentado na forma de produto educacional trata-se de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS – contextualizada por meio do processo de digestão e nos desconfortos causados pela azia e má digestão, para o ensino de Funcões Inorgânicas na primeira série do ensino médio. O produto educacional intitulado “vamos digerir?” da autora Uliane Macuglia, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli, está vinculado a dissertação de mestrado “Funções Inorgânicas e Digestão: Uma UEPS construída nas premissas da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Cooperativa” e faz parte da linha de pesquisa Fundamentos Teóricos-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tal contextualização é justificada na medida que se observarmos em nossa casa há uma grande quantidade de compostos inorgânicos desde os alimentos, produtos de limpeza e higiene, remédios, em nosso organismo e no meio ambiente em que vivemos. Se formos classificar estes compostos, observaremos que poderemos agrupá-los, segundos algumas características químicas. Conhecendo estas características e propriedades, o aluno terá condições de selecioná-los para que faça bom uso ou até mesmo se precaver de acidentes, pois muitos destes compostos são perigosos ao organismo e ao meio ambiente. Os ácidos, bases, sais e óxidos são substâncias familiares a todos nós e podem ser encontradas ao nosso redor, em nossas casas, em nosso organismo, nas frutas, nos alimentos, nos medicamentos, etc., além de estarem presentes na poluição atmosférica e influenciarem nas mudanças climáticas. A presente sequência de ensino seguiu os passos propostos Moreira (2011) ao propor UEPS sendo organizadas de maneira a atender as premissas da aprendizagem significativa, concebida por David Ausubel, e da aprendizagem cooperativa, desenvolvida pelos irmãos David Johnson e Roger Johnson, visando favorecer a aprendizagem do conteúdo das funções inorgânicas de maneira mais significativa para os alunos. Tal material é organizado em duas partes: CONVERSA COM O PROFESSOR e CADERNO DO ALUNOS. Na CONVERSA COM O PROFESSOR é explicado a sequência didática em si: os objetivos das atividades propostas, as discussões levantadas, as atividades experimentais, os conceitos e as avaliações. No CADERNO DO ALUNO está organizado o material a ser trabalhado diretamente com os alunos. O presente material está disponível e pode ser utilizado de forma livre por todos aqueles que estiverem interessados em implentar essa metodologia de ensino em espaços formais e não-formais de ensino.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2716 KBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectProduto Educacionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectFunções inorgânicaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectUEPSpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem colaborativapt_BR
Título: dc.titleVamos digerir?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECMpt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineProduto Educacional - vinculado a dissertação de mestradopt_BR
Aparece nas coleções:Textos

Arquivos associados:
Vamos Digerir.pdfProduto Educacional2.72 MBAdobe PDF/bitstream/capes/206986/2/Vamos Digerir.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons