Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Macuglia, Uliane | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Locatelli, Aline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-08-22T20:55:03Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-08-22T20:55:03Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | Vamos digerir | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206986 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O material didático apresentado na forma de produto educacional trata-se de uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa – UEPS – contextualizada por meio do processo de digestão e nos desconfortos causados pela azia e má digestão, para o ensino de Funcões Inorgânicas na primeira série do ensino médio. O produto educacional intitulado “vamos digerir?” da autora Uliane Macuglia, sob orientação da Profa. Dra. Aline Locatelli, está vinculado a dissertação de mestrado “Funções Inorgânicas e Digestão: Uma UEPS construída nas premissas da Aprendizagem Significativa e da Aprendizagem Cooperativa” e faz parte da linha de pesquisa Fundamentos Teóricos-metodológicos para o Ensino de Ciências e Matemática junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade de Passo Fundo (UPF). Tal contextualização é justificada na medida que se observarmos em nossa casa há uma grande quantidade de compostos inorgânicos desde os alimentos, produtos de limpeza e higiene, remédios, em nosso organismo e no meio ambiente em que vivemos. Se formos classificar estes compostos, observaremos que poderemos agrupá-los, segundos algumas características químicas. Conhecendo estas características e propriedades, o aluno terá condições de selecioná-los para que faça bom uso ou até mesmo se precaver de acidentes, pois muitos destes compostos são perigosos ao organismo e ao meio ambiente. Os ácidos, bases, sais e óxidos são substâncias familiares a todos nós e podem ser encontradas ao nosso redor, em nossas casas, em nosso organismo, nas frutas, nos alimentos, nos medicamentos, etc., além de estarem presentes na poluição atmosférica e influenciarem nas mudanças climáticas. A presente sequência de ensino seguiu os passos propostos Moreira (2011) ao propor UEPS sendo organizadas de maneira a atender as premissas da aprendizagem significativa, concebida por David Ausubel, e da aprendizagem cooperativa, desenvolvida pelos irmãos David Johnson e Roger Johnson, visando favorecer a aprendizagem do conteúdo das funções inorgânicas de maneira mais significativa para os alunos. Tal material é organizado em duas partes: CONVERSA COM O PROFESSOR e CADERNO DO ALUNOS. Na CONVERSA COM O PROFESSOR é explicado a sequência didática em si: os objetivos das atividades propostas, as discussões levantadas, as atividades experimentais, os conceitos e as avaliações. No CADERNO DO ALUNO está organizado o material a ser trabalhado diretamente com os alunos. O presente material está disponível e pode ser utilizado de forma livre por todos aqueles que estiverem interessados em implentar essa metodologia de ensino em espaços formais e não-formais de ensino. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2716 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Produto Educacional | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Funções inorgânicas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | UEPS | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem colaborativa | pt_BR |
Título: dc.title | Vamos digerir? | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PPGECM | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Produto Educacional - vinculado a dissertação de mestrado | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Vamos Digerir.pdf | Produto Educacional | 2.72 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206986/2/Vamos Digerir.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons