Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | IFRJ | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rua, Michele Borges | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Vieira, Valeria | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Figueira-Oliveira, Denise | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Rôças, Giselle | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-08-20T17:33:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-08-20T17:33:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018 | - |
identificador: dc.identifier.other | Revista Genetikar | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206984 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O mestrado profissional possui algumas características que o diferenciam dos mestrados acadêmicos, entre elas estão o perfil do candidato, o foco do estudo no local de trabalho e o desenvolvimento de um produto educacional que esteja imerso na pesquisa. Essas características tornam a pesquisa realizada nos mestrados profissionais em ensino de ciências importante para o intercâmbio de experiências com outros professores. Com esse intuito, a OFICINA GENETIKAR foi inspirada em outros estudos (GUEDES E MOREIRA, 2016) e buscou aproximar o ensino de genética dos alunos de uma forma mais lúdica e convidativa, envolvendo elementos do lúdico (audiovisual) e da experimentação para a discussão de temas presentes no cotidiano e conteúdo escolar de genética. Assim, em associação com o Laboratório de Materiais Lúdicos para o Ensino de Ciências (LAMLEC) e com o grupo de pesquisa CAFE (Ciência, Arte, Formação e Ensino) com o objetivo aproximar ciência e arte ao utilizar filmes e séries de ficção científica para discutir temas genéticos e realizar experimentos, relacionando-os com o conteúdo visto em sala de aula. A proposta de oficina apresentada a seguir é fruto da dissertação de mestrado profissional da professora Michele Borges Rua (RUA, 2018) desenvolvida e aplicada em parceria com as professoras Valéria Vieira e Denise Figueira-Oliveira. Convidamos, portanto, professores que buscam formas diferenciadas para ensinar genética para conhecer nosso material, e quiçá inspirarem-se nele. | - |
Tamanho: dc.format.extent | 138,5mb | - |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | - | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de genética | - |
Palavras-chave: dc.subject | audiovisual | - |
Palavras-chave: dc.subject | experimentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino de ciências | - |
Título: dc.title | Revista Genetikar - uma proposta para o ensino de genética | - |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | - |
Curso: dc.subject.course | PROPEC | - |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Biologia | - |
Aparece nas coleções: | Ensino |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Revista Genetikar V2.pdf | Versao 2 | 135,36 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206984/3/Revista Genetikar V2.pdfDownload |
Revista Genetikar - Versão Final.pdf | 135,25 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206984/2/Revista Genetikar - Versão Final.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: