Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Cândido, Antônio Pereira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-07-06T15:37:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-07-06T15:37:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
identificador: dc.identifier.other | CST GP - Aprendizagem e inovacao tecnologica - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206390 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Iniciamos este texto com o pensamento firme de querermos sempre saber mais. Você já deve ter reparado o quanto ficamos felizes quando agregamos algo a mais ao nosso saber. Estamos nos referindo, naturalmente, a saberes que enriquecem a vida, que a ampliam e que enobrecem o ser humano. Carlos Bernardo Gonzalez Pecotche diz que “O conhecimento amplia a vida. Conhecer é viver uma realidade que a ignorância impede desfrutar.” (Exegese Logosófica, pág. 28). No decorrer da leitura dos textos aqui apresentados, esperamos que você se estimule a buscar os conhecimentos necessários para propiciar a conquista dos objetivos eleitos por esta unidade curricular. Aprendizagem e inovação tecnológica é um tema fascinante. Você verá, através da trajetória histórica e dos vários modelos conceituais aqui apresentados, o quanto o ser humano caminhou no sentido de aperfeiçoar a gestão das organizações e perceberá, também, a relação entre essa evolução e a evolução humana expressa, principalmente, nas tecnologias que dão suporte à gestão da informação. Permitam-nos deixar algumas perguntas para que sirvam de pano de fundo, durante as leituras que você fizer: Qual a missão do ser humano? Isso é importante para o desenvolvimento das atividades contidas neste material? O que você pensa a respeito? Que relação podemos fazer entre a missão do ser humano e o aprendizado e a inovação nas organizações? Tem alguma relação? Bem, essas perguntas servem apenas para melhor contextualizar nossos esforços no sentido de agregar mais conhecimento a nós mesmos. Considerando o tema que dá título para este material, existem questões que permeiam a realidade organizacional de fundamental importância para o seu futuro. Nos últimos tempos, a preocupação com a estratégia organizacional tem promovido verdadeiras revoluções no estilo de gestão e, principalmente, nos valores e recursos em que a empresa dá sustentação às suas atividades. N este texto, você terá a oportunidade de conhecer vários recursos e valores que devem ser levados em conta pela organização para manter a competitividade e a sustentabilidade. O tema principal é “aprendizagem e inovação tecnológica” e será apresentado em seis capítulos. Neles trataremos sobre estratégias de gestão, inovação tecnológica, processos organizacionais, aprendizagem organizacional, avaliação do desempenho organizacional e, por fim, faremos uma revisão geral para avaliarmos o quanto andamos no decorrer desta unidade curricular. Por fim, considerando nossa preocupação como docente, gostaríamos de que você se organizasse para melhor utilizar seu tempo em favor da participação adequada na unidade curricular que ora se inicia. Sem querer gerar muita interferência, mas com o propósito de contribuir para que você tenha ainda mais consistência no processo de se organizar para a participação da unidade curricular, apresentamos as seguintes perguntas: 1. Quantas páginas tem este material? 2. Quantas você poderá ler por dia? 3. Quais as atividades que o material, em questão, propõe que você faça? 4. Em que dia da semana, você fará as atividades propostas? Quanto tempo você poderá dedicar para essa atividade? 5. Tem algum aspecto que ainda não está muito claro para você, relacionado com a unidade curricular em questão? Como fazer para dirimir qualquer dúvida? Ainda sobre as questões de considerações iniciais e, tendo presente o que acima apresentamos, você poderia registrar, para seu próprio proveito, sua posição atual sobre as questões apresentadas nesta parte introdutória. Como sugestão, entendemos que, se você registrasse no caderno suas reflexões e expectativas com relação a este conteúdo, ofereceria a si próprio a grande oportunidade de medir o avanço conquistado sobre o tema apresentado nesta unidade curricular. Bom trabalho e que, ao final dele, possamos ter a grande oportunidade de podermos ser ainda mais eficientes no desenvolvimento de nossas atividades, principalmente aquelas relacionadas com a aprendizagem e inovação tecnológicas aplicadas ao serviço público. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem organizacional. | pt_BR |
Título: dc.title | Aprendizagem e Inovação Tecnológica | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso superior de Tecnologia em Gestão Pública | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Aprendizagem e Inovação | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
CST GP - Aprendizagem e inovacao tecnologica - MIOLO.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206390/2/CST GP - Aprendizagem e inovacao tecnologica - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons