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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moritz, Gilberto Oliveira | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Pereira, Maurício Fernandes | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Steinbach (Revisor), Adenir | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-07-06T15:32:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-07-06T15:32:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
identificador: dc.identifier.other | CST GP - Processo decisório - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206389 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Você está iniciando o estudo de uma nova Unidade Curricular, identificada como Processo Decisório. Tanto para você, em particular, como no desenvolvimento de sua futura profissão como gestor público este conteúdo se reveste de uma importância singular: é um novo aprendizado nesse caminho incessante e fascinante do conhecimento. A todo instante estamos tomando decisão. Se nossa existência está pelo pensamento, a decisão é o caminho que escolhemos para concretizar nossa existência ou realizar a vida através de um ato constante do pensar na maior racionalidade possível. A dimensão da razão que o ser humano desenvolveu possibilitou essa maneira de pensar, raciocinar. É um poder extraordinário desenvolvido e que possibilitou o avanço constante da inteligência. Segundo Moritz e Pereira (2006), a racionalidade é a capacidade de usar a razão para conhecer, julgar e elaborar pensamentos e explicações; e é ela que habilita o homem a escolher entre alternativas, a julgar os riscos decorrentes das suas consequências e a efetuar escolhas conscientes e deliberadas. Como toda decisão, envolve fatos e julgamentos além de um conteúdo factual, ela tem também um conteúdo ético. Também sabemos que a ação das pessoas é indeterminada e depende das condições do momento da decisão e que fatores psicológicos e emocionais influenciam no processo de tomada de decisão. Decidir é essencialmente uma ação humana e comportamental conforme descreve Simon (1970), e envolve a seleção, consciente ou inconsciente, de determinadas ações entre aquelas que são fisicamente possíveis para o agente e para aquelas pessoas sobre as quais ele exerce influência e autoridade. Ao acordar todas as manhãs, inicia-se a reflexão da trajetória das decisões. O que fazer e como fazer? O gestor público constantemente tem de escolher o que deve ser feito, quem deve fazer, quando, onde, e, às vezes, como. A seleção efetiva, dentre alternativas a um curso de ação da vida cotidiana, é um processo de tomada de decisão que pode levar a resultados de sucesso ou insucesso. Mesmo que o processo seja simples, há uma escolha ou análise. É raro que faltem alternativas a qualquer curso de ação. Quando parece existir apenas uma maneira de se fazer uma coisa, provavelmente, não foram consideradas outras possibilidades e elas sempre existem, a não ser que se fechem os olhos e não se aventem outras possibilidades. A habilidade de desenvolver alternativas é, muitas vezes, tão importante quanto a escolha acertada entre alternativas. As alternativas podem ser identificadas como número de informações disponibilizadas ao tomador de decisão. Na trajetória de acordar de manhã, a ponderação poderá ser tomar banho primeiro, ou fazer café, ou ir caminhar, ou assistir ao noticiário na TV, ou ligar o som para ouvir música, ou ir à padaria, ou contemplar o amanhecer. Veja as variáveis possíveis e estamos falando dos primeiros segundos do despertar. Dá para imaginar o restante do dia com questões muito mais complexas, quando se envolve a vida econômica e se associam limitações tais como tempo, dinheiro e os desejos de outras pessoas. Entretanto, a informação não pode ser repassada apenas como um dado. È fundamental que ela esteja acompanhada de análise capaz de instrumentar ou fundamentar as consequências para o caminho a ser percorrido. Segundo Drucker (1967), para se tomar a decisão eficaz, é necessário o cumprimento de seis etapas: 1) classificação do problema, 2) definição do problema, 3)verificar se as especificações observadas são satisfatórias para a busca de uma solução para o problema, 4) a decisão encontrada corresponde às condições desejadas, 5) a decisão a ser adotada está suportada em ações concretas e 6) a decisão foi testada para avaliar o resultado ou adoção de uma nova ação. Como você está percebendo, a tomada de decisão envolve o planejar ou aonde se quer chegar e, consequentemente, tomar medidas necessárias para que, mesmo que o navio venha a enfrentar as várias tempestades proporcionadas pelo mar bravo, possa- se ter a certeza e a tranquilidade de que, no final, se está aportando em terras firmes. É dessa forma que pretendemos encaminhar esta Unidade Curricular, com o intuito de oferecer a você, estudante, uma maneira clara e objetiva de compreender o processo decisório. Temos a certeza de que, com essas informações iniciais, você já percebeu a importância deste conteúdo no exercício da gestão pública. Também já está compreendendo que tomar decisões acertadas na formulação de alternativas é a essência da atividade do gestor público. Existe uma bibliografia significativa sobre o processo decisório para a área empresarial com títulos específicos ou com abordagem em capítulos específicos dos autores dos livros de administração, além de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas. Porém, pouca bibliografia trata do assunto na administração pública. N esse sentido, decidimos adotar como base o livro texto dos professores Gilberto de Oliveira Moritz e Maurício Fernandes Pereira, utilizado no curso de graduação em administração na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC e Universidade Aberta do Brasil. Entretanto, todo o conteúdo foi adaptado e, em algumas situações, reescrito, acrescentado ou direcionado para a realidade do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, fazendo aportes para área pública visto que o enfoque dos autores basicamente apontava para a organização empresarial, próprio do curso para o qual o livro foi desenvolvido. Mas sabemos que a arte de decidir, como uma ação humana complexa, às vezes previsível outra nem tanto, independe da área em que estivermos trabalhando, seja pública ou privada. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Processo decisório – Informação e comunicação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tomada de decisão – Modelo racional. | pt_BR |
Título: dc.title | Processo Decisório | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Curso superior de Tecnologia em Gestão Pública | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Processo Decisório | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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CST GP - Processo decisório - MIOLO.pdf | 1,48 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206389/2/CST GP - Processo decisório - MIOLO.pdfDownload |
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