Ética na Gestão Pública

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Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCândido, Antônio Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-07-06T13:54:28Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-07-06T13:54:28Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-
identificador: dc.identifier.otherCST GP - Ética na gestão pública - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206375-
Resumo: dc.description.abstractA abordagem em questão, “A Ética na Gestão Pública”, tem por objetivo levar você a percorrer o caminho fascinante da construção dos valores e dos porquês humanos. O material de apoio para esta unidade curricular terá neste livro sua realidade maior. Ele está organizado em seis unidades. As unidades fazem menção a outros textos e remetem para as atividades que deverão ser desenvolvidas para fins de fixação do conteúdo. A primeira unidade intitulada “Fundamentos éticos e morais do ser humano” aborda, em três tempos, a questão do senso comum e a consciência filosófica do mundo, as correntes filosóficas e os fundamentos éticos e morais do ser humano. Como parte introdutória, promoverá uma série muito importante de debates, dos quais você deve participar ativamente. A unidade 2, intitulada “As relações humanas na sociedade”, abordará, em dois tempos, a questão das relações humanas na sociedade contemporânea e a questão da ética e da filosofia. De forma introdutória, você descobrirá questões muito importantes para a conquista do objetivo da equipe docente que é o de levar você a construir ou ampliar sua posição frente à ética no serviço público. A unidade 3 tem como título “A ética nas organizações”. Apresentará, em três tempos, as questões da função da ética, a ética nas organizações e a conduta profissional. Nesse ponto da nossa unidade curricular, muitos temas, bastante importantes e contemporâneos, poderão ser abordados. Você terá oportunidade de avaliar momentos de nossa realidade, sob uma ótica mais ajustada aos preceitos filosóficos da ética, como base para a condução das questões vinculadas ao comportamento humano, principalmente, no âmbito do serviço público. A unidade 4, sob o título “Ciência e ideologia”, apresentará, em dois tempos, questões vinculadas aos raciocínios dedutivos e indutivos, bem como a relação entre a Ciência e a Ideologia. Será muito interessante o que você produzirá nessa etapa. Gostaríamos de contar com sua contribuição, através da participação nas atividades programadas pela equipe docente para essa etapa do trabalho. Temos certeza de que será de muito valor para todos nós. A unidade 5, com o título “Ética, moral e sociedade”, apresentará, em dois tempos, a relação entre a ética, a moral e a sociedade, bem como a realidade do homem contemporâneo nesse cenário. A última unidade, com o título “Ética e legislação aplicada à gestão pública” apresentará, em três tempos, a questão do homem contemporâneo como produtor e consumidor, as legislações sobre ética e moral aplicadas ao serviço público e o código de conduta na gestão e serviços públicos. Será um momento de ilustração a respeito do que se produziu em termos legais e de que forma devemos nos posicionar frente a essa produção. Será uma etapa culminante de nosso trabalho em que as posições individuais contribuirão, sobre maneira, para a produção e consolidação de preceitos muito importantes para a construção efetiva de uma postura ética com relação ao serviço público. A expectativa da equipe docente é a de que você se organize para melhor utilizar seu tempo em favor da participação adequada na unidade curricular, que ora se inicia. Sem querer gerar muita interferência, mas com o propósito de contribuir para que você tenha bastante consistência no processo de se organizar para a participação, apresentamos as seguintes perguntas: 1. Quantas páginas tem este material? 2. Quantas, você poderá ler por dia? 3. Quais as atividades que o material, em questão, propõe que você faça? 4. Em que dia da semana, você fará as atividades propostas? Quanto tempo você poderá dedicar para essa atividade? 5. Tem algum aspecto relacionado com o módulo em questão que, ainda, não está muito claro para você? 6. Como fazer para dirimir qualquer dúvida? 7. Que conceito você tem sobre Ética? 8. De que forma Ética e Moral se relacionam? 9. Como exercer a Ética em todo seu esplendor? 10. Quais as perspectivas que a sociedade contemporânea tem no sentido de ver a Ética, no dia-a-dia, como expressão do aperfeiçoamento humano? 11. Como exercer a Ética no serviço público? Enfim, dessas e de outras questões, você terá a oportunidade de tratar na unidade curricular que se inicia. Bom trabalho a todos nós e que, ao final, possamos ter a grande oportunidade de podermos ser ainda mais éticos nas nossas atividades, principalmente naquelas relacionadas com o serviço público.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectÉtica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica – Gestão pública.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica – Organizações.pt_BR
Título: dc.titleÉtica na Gestão Públicapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso superior de Tecnologia em Gestão Públicapt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineÉtica na Gestão Públicapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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