EXPERIMENTO E APRENDIZAGEM: O USO DO SOFTWARE TRACKER PARA O ENSINO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO MÉDIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorURI-
Autor(es): dc.contributor.authorOrtiz, Joanirse-
Autor(es): dc.contributor.authorkrause, João Carlos-
Autor(es): dc.contributor.authordos Santos, Antonio Vanderlei-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-27T23:01:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-27T23:01:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2015-03-01-
identificador: dc.identifier.otherDissertação-Final-
identificador: dc.identifier.otherhttp://trackernoensinodafisica.blogspot.com-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206349-
Resumo: dc.description.abstractEsta dissertação traz o relato de um estudo realizado sobre o software Tracker e teve como principal objetivo conhecer as potencialidades de uso desse software para ensino da Física no ensino médio e criar um objeto educacional multimídia para assessorar professores e alunos na utilização dele. Para tanto, realizou-se um estudo que, além de apresentar uma abordagem qualitativa, foi exploratório, de caráter bibliográfico e experimental, e envolveu atividades de campo e de laboratório. Inicialmente foi feito um levantamento bibliográfico e webliográfico da literatura existe sobre o Tracker no intuito de conhecer as produções existentes tanto no que se refere às suas possibilidades e aplicabilidades em aula, bem como sobre seu funcionamento e manejo técnico. Realizaram-se, também, estudos sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa, a Teoria da Mediação de Vygotsky e Tecnologias na Educação a fim de buscar embasamento teórico para o trabalho. Na sequência, foi desenvolvida uma pesquisa entre os professores de Física da área de abrangência da 32ª Coordenadoria Regional de Educação (32ª CRE) para conhecer o perfil deles bem como a infraestrutura tecnológica das escolas. De posse desses dados, foi concluída a criação do objeto educacional multimídia, e realizadas formações em minicurso no qual os professores conheceram o Tracker, aprenderam a manipulá-lo e realizaram atividades com alguns conteúdos relacionados à Cinemática, utilizando os tutoriais e roteiros disponíveis no objeto. A seguir, foi aplicada uma nova pesquisa para conhecer as percepções dos professores participantes do minicurso no que se refere ao software Tracker e quanto ao objeto multimídia utilizado. A partir dos resultados obtidos, pode-se afirmar que, embora as escolas da 32ª CRE estejam bem aparelhadas com recursos tecnológicos e a maioria dos professores entrevistados utilize ferramentas tecnológicas no seu dia a dia, a inserção destas no trabalho pedagógico ainda está aquém do esperado. Os recursos tecnológicos são pouco utilizados e, quando isso ocorre, geralmente são meros transmissores de conteúdos, apenas substituindo a figura do professor. No que se refere ao software Tracker, este foi considerado excelente e possível de ser utilizado com os alunos, tendo em vista que, além de ser de fácil manuseio oferece aos alunos mais compreensão de teorias difíceis de demonstrar na prática. Quanto ao objeto, os professores o consideraram muito bom, muito bem organizado, com informações claras, roteiros detalhados e tutoriais com todos os passos necessários para utilização do software.-
Tamanho: dc.format.extent2539kb-
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDF-
Idioma: dc.language.isopt_BR-
Palavras-chave: dc.subjectTracker-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem Significativa-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Física-
Título: dc.titleEXPERIMENTO E APRENDIZAGEM: O USO DO SOFTWARE TRACKER PARA O ENSINO DA FÍSICA NUMA PERSPECTIVA DE ENSINO MÉDIO-
Tipo de arquivo: dc.typeoutro-
Curso: dc.subject.coursePPGEnCT-
Aparece nas coleções:Portal