Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Rodrigues, Jéssyka Melgaço | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Feitosa, Raphael Alves | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ximenes, Ariel Peixe | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Sousa, Raylson Francisco Nunes de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T21:49:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T21:49:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-18 | - |
identificador: dc.identifier.other | BLOG FANZINEBIO | pt_BR |
identificador: dc.identifier.other | BLOG "FANZINE NO ENSINO DE BIOLOGIA" | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206319 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O blog que aqui se apresenta nasce da necessidade de propagação do fazer zínico como prática de ensino nos espaços escolares, atravessando aquele ensino tradicionalista que se assenta na transmissão e na verbalização de informações úteis aos alunos, sobretudo, em prol de avaliações educacionais. Trata-se, também, de um Produto Educacional elaborado a partir de um trabalho dissertativo, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo de Concentração - Biologia, sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa. O objetivo desse blog é, portanto, fomentar nos docentes e em outros sujeitos o interesse em experimentar o fazer zínico em situações de ensino a partir de experiências exitosas narradas em publicações científicas disponíveis no meio virtual. Além disso, neste espaço pretendemos organizar e expor reflexões que, provisoriamente, entendemos como sendo úteis a uma pesquisa de mestrado, sobre o desenvolvimento da experiência zínica na escola, em especial no ensino de biologia. Nessa perspectiva, o blog encontra-se organizado em diferentes partes. O primeiro item apresenta aspectos relacionados a gênese da prática zínica no mundo e no Brasil. O segundo, busca definir o que são fanzines e, após isso, procura elencar suas características principais. Neste momento, informamos, também, sobre as etapas do processo construtivo dos zines – a fanedição – para que o leitor adquira noções sobre a técnica usada na confecção de fanzines. O terceiro ponto trata de questões referentes à prática faneditora em situações de aprendizagem, mais especificamente no âmbito do ensino de ciências e biologia. Por último, tecemos algumas considerações provisórias para propor a ideia de que as práticas zínicas em espaços escolares podem ampliar as possibilidades de aprendizagem dos conteúdos biológicos e (re) aproximar ciências e artes. A fanzinagem enquanto atividade artística, pedagógica, educativa, científica ou cultural, vem chamado a atenção de pesquisadores há pouco tempo. Em função disso, é sabido que a publicação nesse campo do conhecimento ainda é singela, se comparada às possibilidades do contexto educacional brasileiro. Nesta ótica, esse blog é uma oportunidade de ampliar os debates suscitados em torno do tema sob exame. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 3 535 kb | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Fanzine | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Escola | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Arte-ciência | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes | pt_BR |
Título: dc.title | BLOG "FANZINE NO ENSINO DE BIOLOGIA" (FANZINEBIO) | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | portal | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (ENCIMA) | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | DISSERTAÇÃO DE MESTRADO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Portal |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BLOG FANZINEBIO.pdf | 3,53 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206319/1/BLOG FANZINEBIO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons