BLOG "FANZINE NO ENSINO DE BIOLOGIA" (FANZINEBIO)

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)pt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRodrigues, Jéssyka Melgaço-
Autor(es): dc.contributor.authorFeitosa, Raphael Alves-
Autor(es): dc.contributor.authorXimenes, Ariel Peixe-
Autor(es): dc.contributor.authorSousa, Raylson Francisco Nunes de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T21:49:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T21:49:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-18-
identificador: dc.identifier.otherBLOG FANZINEBIOpt_BR
identificador: dc.identifier.otherBLOG "FANZINE NO ENSINO DE BIOLOGIA"pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206319-
Resumo: dc.description.abstractO blog que aqui se apresenta nasce da necessidade de propagação do fazer zínico como prática de ensino nos espaços escolares, atravessando aquele ensino tradicionalista que se assenta na transmissão e na verbalização de informações úteis aos alunos, sobretudo, em prol de avaliações educacionais. Trata-se, também, de um Produto Educacional elaborado a partir de um trabalho dissertativo, desenvolvido no âmbito do Metrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA), da Universidade Federal do Ceará (UFC), Eixo de Concentração - Biologia, sob a orientação do Prof. Dr. Raphael Alves Feitosa. O objetivo desse blog é, portanto, fomentar nos docentes e em outros sujeitos o interesse em experimentar o fazer zínico em situações de ensino a partir de experiências exitosas narradas em publicações científicas disponíveis no meio virtual. Além disso, neste espaço pretendemos organizar e expor reflexões que, provisoriamente, entendemos como sendo úteis a uma pesquisa de mestrado, sobre o desenvolvimento da experiência zínica na escola, em especial no ensino de biologia. Nessa perspectiva, o blog encontra-se organizado em diferentes partes. O primeiro item apresenta aspectos relacionados a gênese da prática zínica no mundo e no Brasil. O segundo, busca definir o que são fanzines e, após isso, procura elencar suas características principais. Neste momento, informamos, também, sobre as etapas do processo construtivo dos zines – a fanedição – para que o leitor adquira noções sobre a técnica usada na confecção de fanzines. O terceiro ponto trata de questões referentes à prática faneditora em situações de aprendizagem, mais especificamente no âmbito do ensino de ciências e biologia. Por último, tecemos algumas considerações provisórias para propor a ideia de que as práticas zínicas em espaços escolares podem ampliar as possibilidades de aprendizagem dos conteúdos biológicos e (re) aproximar ciências e artes. A fanzinagem enquanto atividade artística, pedagógica, educativa, científica ou cultural, vem chamado a atenção de pesquisadores há pouco tempo. Em função disso, é sabido que a publicação nesse campo do conhecimento ainda é singela, se comparada às possibilidades do contexto educacional brasileiro. Nesta ótica, esse blog é uma oportunidade de ampliar os debates suscitados em torno do tema sob exame.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent3 535 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectFanzinept_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de biologiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEscolapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectArte-ciênciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectProfessorespt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEstudantespt_BR
Título: dc.titleBLOG "FANZINE NO ENSINO DE BIOLOGIA" (FANZINEBIO)pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeportalpt_BR
Curso: dc.subject.courseMESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA (ENCIMA)pt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineDISSERTAÇÃO DE MESTRADOpt_BR
Aparece nas coleções:Portal


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons