História e filosofia da ciência e implicações para o ensino

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCosta, Mauro Alves da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:42:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:42:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-
identificador: dc.identifier.otherPos Ciencias - Historia e filosofia da ciencia - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206315-
Resumo: dc.description.abstractEstudamos o mundo porque nossa natureza recebeu a capacidade de pensar. Se tivéssemos apenas os sentidos poderíamos, em muitos casos, nos assemelhar aos demais seres vivos. Com uma ampla desvantagem nossa em relação a eles. Todavia, eles perdem para nós diante da imensidão de possibilidades que nós temos para não só mexer no mundo, mas até significá-lo, compreendê-lo, explicá-lo, enfim, desvendar o seu mistério, a sua ordem, as suas leis. Na verdade, fazemos coisas boas com o mundo, nossa casa; mas também fazemos coisas ruins. Seja como for, a história da filosofi a e da ciência nos ajuda a pensar e explicar o mundo. Neste texto, você vai encontrar algumas concepções de ciência que circulam em espaços sociais e perceber, por exemplo, que a própria palavra ciência carrega consigo sentidos distintos. Além disso, você também vai aprender um pouco sobre o pensamento científico de alguns filósofos, como Karl Popper, Thomas Kuhn, Gaston Bachelard, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e Edgar Morin. E, mais do que isso, você vai aprender alguns desses pensamentos no ensino, cuja ocorrência se dá tanto com o professor como com o aluno. Para abordar a história e filosofia da ciência resolvi usar uma metáfora, construída com a experiência que tive com a maçã, no período de minha infância. Essa metáfora, a meu ver, pode despertar em você a sua experiência com o ensino da ciência e com o pensamento científico.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiência – Concepções.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências – Contribuições das epistemologias.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência – História e filosofia.pt_BR
Título: dc.titleHistória e filosofia da ciência e implicações para o ensinopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineHistória e Filosofia da Ciência e Implicações para o Ensinopt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons