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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Costa, Mauro Alves da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:42:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:42:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pos Ciencias - Historia e filosofia da ciencia - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206315 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estudamos o mundo porque nossa natureza recebeu a capacidade de pensar. Se tivéssemos apenas os sentidos poderíamos, em muitos casos, nos assemelhar aos demais seres vivos. Com uma ampla desvantagem nossa em relação a eles. Todavia, eles perdem para nós diante da imensidão de possibilidades que nós temos para não só mexer no mundo, mas até significá-lo, compreendê-lo, explicá-lo, enfim, desvendar o seu mistério, a sua ordem, as suas leis. Na verdade, fazemos coisas boas com o mundo, nossa casa; mas também fazemos coisas ruins. Seja como for, a história da filosofi a e da ciência nos ajuda a pensar e explicar o mundo. Neste texto, você vai encontrar algumas concepções de ciência que circulam em espaços sociais e perceber, por exemplo, que a própria palavra ciência carrega consigo sentidos distintos. Além disso, você também vai aprender um pouco sobre o pensamento científico de alguns filósofos, como Karl Popper, Thomas Kuhn, Gaston Bachelard, Imre Lakatos, Paul Feyerabend e Edgar Morin. E, mais do que isso, você vai aprender alguns desses pensamentos no ensino, cuja ocorrência se dá tanto com o professor como com o aluno. Para abordar a história e filosofia da ciência resolvi usar uma metáfora, construída com a experiência que tive com a maçã, no período de minha infância. Essa metáfora, a meu ver, pode despertar em você a sua experiência com o ensino da ciência e com o pensamento científico. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência – Concepções. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de ciências – Contribuições das epistemologias. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência – História e filosofia. | pt_BR |
Título: dc.title | História e filosofia da ciência e implicações para o ensino | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | História e Filosofia da Ciência e Implicações para o Ensino | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
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Pos Ciencias - Historia e filosofia da ciencia - MIOLO.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206315/2/Pos Ciencias - Historia e filosofia da ciencia - MIOLO.pdfDownload |
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