Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Damasco Neto, José Roque | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Coan, Lisani Geni Wachholz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:25:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:25:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esp Ciências - Fundamentos da didática - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206314 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O professor, quando planeja suas aulas, consulta referenciais que abordam o conteúdo a ser explicado de maneira acadêmica ou científi ca. Durante esta preparação, você já se perguntou: O que é didática? Como ser didático? Talvez uma das respostas encontrada por você estava no fato de procurar pensar em como apresentar este conteúdo com linguagem e abordagem apropriadas ao público alvo. Este processo de “adaptação” pode ser entendido como Transposição Didática. Nesta unidade curricular, pretende-se trabalhar com essa e outras temáticas de modo que possamos compreender o que elas representam na nossa prática docente e no contexto educativo, de modo a perceber suas vantagens e/ou desvantagens. Procurando responder algumas dessas questões, nas próximas semanas você vai estudar temas da Didática Francesa que dizem respeito ao contexto da prática educativa do ensino de Ciências e da Matemática. Na Unidade 1, você estudará o que é, quais as contribuições e as implicações do contrato didático , de Guy Brousseau. Tal teoria parte do pressuposto de que a relação professor-aluno, no processo de ensino e aprendizagem, representa um tipo de relação especial, cujo objetivo básico é a aprendizagem, que, por sua vez, é mediada pelo saber. Desenvolveu-se, portanto, um aporte teórico que elucida fatos dessa relação didática e que envolve a tríplice relação professor-aluno-saber. Na Unidade 2, você irá ler, discutir, analisar e compartilhar noções da Teoria da Transposição Didática. Esta é uma “ferramenta” pela qual é possível analisar os movimentos que ocorrem do saber científi co, considerado saber sábio (aquele que os cientistas descobrem), ao saber a ensinar (aquele que está nos materiais e livros didáticos) até o saber ensinado (aquele que realmente acontece em sala de aula). A Unidade 3 trata dos obstáculos epistemológicos e didáticos . Como as próprias palavras já nos remetem, implica algum tipo de dificuldade. Foi Gaston Bachelard que alertou para os perigos da má utilização de analogias e metáforas na ciência ou no seu ensino. Faz-se uma análise epistemológica e psicológica dos obstáculos à formação do conhecimento científico, pois estes poderão constituir-se em obstáculos pedagógicos ou didáticos no contexto da sala de aula. Por fim, na Unidade 4, você está convidado a discutir e entender o que vem a ser a teoria das situações didáticas ou situações a-didáticas , também formulada por Guy Brousseau, fazendo referência ao processo do ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula. Esta teoria visa a refletir sobre a forma como conteúdo é apresentado ao aluno, de modo que ocorra uma educação mais significativa para ele, ou seja, que lhe faça mais sentido. Essa teoria parte do princípio de que o saber é uma associação entre boas questões e boas respostas. Nesse aspecto, o aluno sabe que os problemas que são para ele escolhidos e apresentados objetivam levá-lo a adquirir um conhecimento novo. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Transposição didática. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Contrato didático. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Obstáculos epistemológicos e didáticos. | pt_BR |
Título: dc.title | Fundamentos da didática das ciências e da matemática | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Fundamentos da Didática das Ciências e da Matemática | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Esp Ciências - Fundamentos da didática - MIOLO.pdf | 1.19 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206314/2/Esp Ciências - Fundamentos da didática - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons