Fundamentos da didática das ciências e da matemática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorDamasco Neto, José Roque-
Autor(es): dc.contributor.authorCoan, Lisani Geni Wachholz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:25:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:25:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2012-
identificador: dc.identifier.otherEsp Ciências - Fundamentos da didática - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206314-
Resumo: dc.description.abstractO professor, quando planeja suas aulas, consulta referenciais que abordam o conteúdo a ser explicado de maneira acadêmica ou científi ca. Durante esta preparação, você já se perguntou: O que é didática? Como ser didático? Talvez uma das respostas encontrada por você estava no fato de procurar pensar em como apresentar este conteúdo com linguagem e abordagem apropriadas ao público alvo. Este processo de “adaptação” pode ser entendido como Transposição Didática. Nesta unidade curricular, pretende-se trabalhar com essa e outras temáticas de modo que possamos compreender o que elas representam na nossa prática docente e no contexto educativo, de modo a perceber suas vantagens e/ou desvantagens. Procurando responder algumas dessas questões, nas próximas semanas você vai estudar temas da Didática Francesa que dizem respeito ao contexto da prática educativa do ensino de Ciências e da Matemática. Na Unidade 1, você estudará o que é, quais as contribuições e as implicações do contrato didático , de Guy Brousseau. Tal teoria parte do pressuposto de que a relação professor-aluno, no processo de ensino e aprendizagem, representa um tipo de relação especial, cujo objetivo básico é a aprendizagem, que, por sua vez, é mediada pelo saber. Desenvolveu-se, portanto, um aporte teórico que elucida fatos dessa relação didática e que envolve a tríplice relação professor-aluno-saber. Na Unidade 2, você irá ler, discutir, analisar e compartilhar noções da Teoria da Transposição Didática. Esta é uma “ferramenta” pela qual é possível analisar os movimentos que ocorrem do saber científi co, considerado saber sábio (aquele que os cientistas descobrem), ao saber a ensinar (aquele que está nos materiais e livros didáticos) até o saber ensinado (aquele que realmente acontece em sala de aula). A Unidade 3 trata dos obstáculos epistemológicos e didáticos . Como as próprias palavras já nos remetem, implica algum tipo de dificuldade. Foi Gaston Bachelard que alertou para os perigos da má utilização de analogias e metáforas na ciência ou no seu ensino. Faz-se uma análise epistemológica e psicológica dos obstáculos à formação do conhecimento científico, pois estes poderão constituir-se em obstáculos pedagógicos ou didáticos no contexto da sala de aula. Por fim, na Unidade 4, você está convidado a discutir e entender o que vem a ser a teoria das situações didáticas ou situações a-didáticas , também formulada por Guy Brousseau, fazendo referência ao processo do ensino e aprendizagem de matemática em sala de aula. Esta teoria visa a refletir sobre a forma como conteúdo é apresentado ao aluno, de modo que ocorra uma educação mais significativa para ele, ou seja, que lhe faça mais sentido. Essa teoria parte do princípio de que o saber é uma associação entre boas questões e boas respostas. Nesse aspecto, o aluno sabe que os problemas que são para ele escolhidos e apresentados objetivam levá-lo a adquirir um conhecimento novo.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTransposição didática.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectContrato didático.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectObstáculos epistemológicos e didáticos.pt_BR
Título: dc.titleFundamentos da didática das ciências e da matemáticapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineFundamentos da Didática das Ciências e da Matemáticapt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons