Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade de Passo Fundo | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Saúgo, Caroline | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-15T18:38:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-15T18:38:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-15 | - |
identificador: dc.identifier.other | 2016Caroline Saugo.pdf | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206296 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho pertencente à linha de pesquisa: Tecnologias de informação, comunicação e interação aplicadas ao ensino de Ciências e Matemática, do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) e à linha de pesquisa Tecnologias e Metodologias de Inclusão Digital do Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão Digital. Tem como insumo o conteúdo de geometria plana, especificamente no oitavo ano do ensino fundamental. Seu objetivo é explorar a informática educativa para a compreensão de quadriláteros notáveis a partir de uma sequência didática, especificamente criada para este fim. Nesta proposta, registrada e sistematizada em um blog, o professor atua como um mediador do conhecimento, orientando o aluno e propiciando uma aprendizagem significativa e ativa. Os procedimentos metodológicos foram desenvolvidos durante as aulas de Matemática, onde os alunos utilizaram recursos na web para pesquisa de conceitos e figuras, sistematizaram e realizaram uma apresentação coletiva com o uso do Google Drive, onde foi possível aos alunos interagir e expor suas ideias. Deste modo, foi realizado um seminário com a turma para que os alunos pudessem expor o que entenderam e a professora intervir com os conceitos matemáticos formais. Para finalizar as atividades, os alunos utilizaram a programação de computadores com o uso do software Scratch, onde realizaram a última tarefa desta sequência. Metodologicamente caracteriza- se, em função do objetivo geral, como qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados questionários aplicados no Google Drive e observações feitas para análise. Através da análise, percebeu-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), especialmente os softwares de programação podem auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico, na motivação dos estudantes ao aprender algo novo e na compreensão de conceitos matemáticos, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais significativo e prazeroso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1.8MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | CC0 1.0 Universal | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de geometria plana | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Programação de Computadores | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Scratch | pt_BR |
Título: dc.title | EXPLORANDO A INFORMÁTICA EDUCATIVA COMO ALTERNATIVA DE ENSINO DA GEOMETRIA PLANA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | imagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | aula digital | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | ferramentas | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
2016Caroline Saugo.pdf | Dissertação | 1,83 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206296/2/2016Caroline Saugo.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons