Metodologia de projetos em Ciências I

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFlemming, Diva Marília-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T15:02:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T15:02:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-
identificador: dc.identifier.otherPos Ciencias - Metodologia de projetos em ciencias I - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206268-
Resumo: dc.description.abstractÉ com alegria que estamos fazendo a apresentação da unidade curricular Metodologia de Projetos em Ciências I, na qual você terá a oportunidade de conhecer detalhes da metodologia de projetos e suas aplicações no ensino de Ciências e Matemática. Para tal, o presente texto foi organizado de forma que você possa ter em mãos todas as orientações que possibilitem aplicar um projeto de pesquisa que contemple uma etapa experimental na área de sua atuação profissional ou estratégias didáticas interdisciplinares. Quando se discute o processo ensino-aprendizagem das disciplinas denotadas como Ciências e Matemática, é de fundamental importância que haja o conhecimento prévio dos conteúdos, pois as metodologias não se concretizam se o professor tem lacunas na sua formação específica. A didática específica das Ciências pode ser considerada como integradora do processo e deve estar extremamente relacionada com linhas de pesquisa para que possamos trazer para a sala de aula problemas concretos que surgem no ensino de cada disciplina. Dessa forma, justifica-se a importância dessa unidade curricular, pois você terá a oportunidade de vivenciar metodologias que propiciam a integração entre conteúdos e didática. A formação de um professor é um processo contínuo, assim, dando continuidade à sua formação docente, é preciso analisar, discutir e vivenciar propostas didáticas com metodologias inovadoras que valorizem a pesquisa e as atividades mais experimentais. É preciso ser criativo! Portanto, vamos provocar você nesta caminhada rumo a propostas de didáticas mais criativas. O que estamos propiciando são ferramentas facilitadoras para a sua caminhada, como, por exemplo, as ferramentas da estatística descritiva. Não esqueça de que o sucesso requer dedicação e estudo, assim, convidamos você para discutir a metodologia de projetos em Ciências, não como uma unidade curricular a mais no seu curso, mas como um momento excepcional para discutir a ciência tal como Alves (2003, p.97) gosta de apresentar: uma ciência “linda, deliciosa, desejável, lugar do conhecimento”, não podemos viver sem ela, mas lembrando da história da Branca de Neve, diríamos que “como a maçã, ela tem um poder enfeitiçante”.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectMetodologia científica.pt_BR
Título: dc.titleMetodologia de projetos em Ciências Ipt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMetodologia de projetos em Ciênciaspt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons