Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Queiroz, Carlos Antônio | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Ramos, Elenita Eliete de Lima | - |
Autor(es): dc.contributor.author | Siple, Ivanete Zuchi | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:53:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:53:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2011 | - |
identificador: dc.identifier.other | TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS I - WEB | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206267 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Estamos iniciando o estudo da unidade curricular Tópicos Especiais em Ciências I, que se propõe a apresentar e discutir uma teoria sobre os registros de representação semiótica, com o objetivo de auxiliá-lo no entendimento de algumas das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão da Matemática, em sala de aula. Pretendemos também disponibilizar a você uma oportunidade de discussão sobre as potencialidades e limitações das ferramentas tecnológicas e suas aplicações no ensino de Ciências e Matemática. Vamos propor metodologias alternativas para o ensino dessas disciplinas, como o uso de atividades experimentais como propulsoras da discussão e (re)construção de conceitos. Outro objetivo desta unidade curricular é oportunizar, a partir de situações-problema, explicitadas por um questionamento, a estruturação e execução de algumas atividades de ensino no sentido de responder a este questionamento. Vamos mostrar a importância da utilização dos registros de representações semióticas no tratamento dos dados obtidos experimentalmente, assim como a utilização de recursos tecnológicos que possibilitem a exploração, nos diferentes registros de representação, destes dados, tais como: pares ordenados, tabelas, gráficos e expressões algébricas. Este material foi elaborado com o intuito de provocar algumas reflexões sobre a sua prática pedagógica. Não temos a pretensão de esgotar o assunto em si. No entanto, desejamos que ele desperte em você uma motivação para as discussões, em sala de aula, de assuntos relacionados às Ciências e à Matemática. Não gostaríamos que esta unidade curricular representasse apenas mais uma tarefa a ser cumprida neste curso, mas algo que possa ir além destas páginas e ganhar vida na sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua prática profissional. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências – Representação semiótica. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências e matemática – Ensino. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia – Prática docente. | pt_BR |
Título: dc.title | Tópicos Especiais em Ciências I: representação semiótica, tecnologias educacionais e atividades experimentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Tópicos Especiais em Ciências I | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS I - WEB.pdf | 2,14 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206267/2/TOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS I - WEB.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons