Tópicos Especiais em Ciências I: representação semiótica, tecnologias educacionais e atividades experimentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorQueiroz, Carlos Antônio-
Autor(es): dc.contributor.authorRamos, Elenita Eliete de Lima-
Autor(es): dc.contributor.authorSiple, Ivanete Zuchi-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:53:07Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:53:07Z-
Data de envio: dc.date.issued2011-
identificador: dc.identifier.otherTOPICOS ESPECIAIS EM CIENCIAS I - WEBpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206267-
Resumo: dc.description.abstractEstamos iniciando o estudo da unidade curricular Tópicos Especiais em Ciências I, que se propõe a apresentar e discutir uma teoria sobre os registros de representação semiótica, com o objetivo de auxiliá-lo no entendimento de algumas das dificuldades encontradas pelos estudantes na compreensão da Matemática, em sala de aula. Pretendemos também disponibilizar a você uma oportunidade de discussão sobre as potencialidades e limitações das ferramentas tecnológicas e suas aplicações no ensino de Ciências e Matemática. Vamos propor metodologias alternativas para o ensino dessas disciplinas, como o uso de atividades experimentais como propulsoras da discussão e (re)construção de conceitos. Outro objetivo desta unidade curricular é oportunizar, a partir de situações-problema, explicitadas por um questionamento, a estruturação e execução de algumas atividades de ensino no sentido de responder a este questionamento. Vamos mostrar a importância da utilização dos registros de representações semióticas no tratamento dos dados obtidos experimentalmente, assim como a utilização de recursos tecnológicos que possibilitem a exploração, nos diferentes registros de representação, destes dados, tais como: pares ordenados, tabelas, gráficos e expressões algébricas. Este material foi elaborado com o intuito de provocar algumas reflexões sobre a sua prática pedagógica. Não temos a pretensão de esgotar o assunto em si. No entanto, desejamos que ele desperte em você uma motivação para as discussões, em sala de aula, de assuntos relacionados às Ciências e à Matemática. Não gostaríamos que esta unidade curricular representasse apenas mais uma tarefa a ser cumprida neste curso, mas algo que possa ir além destas páginas e ganhar vida na sala de aula, contribuindo para o aperfeiçoamento de sua prática profissional.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectCiências – Representação semiótica.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiências e matemática – Ensino.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologia – Prática docente.pt_BR
Título: dc.titleTópicos Especiais em Ciências I: representação semiótica, tecnologias educacionais e atividades experimentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineTópicos Especiais em Ciências Ipt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons