Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Guimarães, Sandra Lopes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:47:55Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:47:55Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
identificador: dc.identifier.other | Pos Ciencias - Construtivismo e aprendizagem - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206266 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Espero que, ao longo destas páginas, este material possa contribuir em sua formação, a partir da refl exão sobre sua prática pedagógica e da análise de sua trajetória de aprendizado, tendo por orientação alguns pressupostos teóricos de como o sujeito aprende. Instigar sua curiosidade e tentar desconstruir alguns de seus conceitos faz parte de nossa abordagem. Assim, nossa proposta é que, neste momento em que você é aluno, aprendiz de professor, antes de se pensar professor você possa se pensar aluno! Como você se constituiu professor? Como foi sua história na escola enquanto aprendiz? Não me refi ro ao registro resumido dos boletins e cadernetas escolares. Mas ao sujeito que, em um dado momento, se viu em um lugar fora de sua casa, com pessoas alheias ao seu ambiente familiar e com uma nova tarefa. Como foi essa experiência? Do que você recorda na/da escola, como, quando, quem e por que podem ser boas questões para iniciar nosso trabalho. Resgatar os modelos de professores que você conheceu e que você sonhou em ter, ou que infelizmente desejou não ter encontrado. E, consequentemente, os sentimentos que revestem essas lembranças. O presente material foi elaborado no sentido de ajudá-lo a aprofundar alguns conceitos teóricos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e à epistemologia subjacente no trabalho docente. Ou seja, como cada professor pensa que se dá a construção do conhecimento e, a partir dessa concepção, organiza seu trabalho pedagógico. Não temos a pretensão de esgotar o tema: nossa intenção é apresentar algumas concepções teóricas e seus respectivos autores. Em paralelo, nosso desafio é propor um olhar sobre o seu cotidiano escolar para tentar relacionar os conceitos apresentados às praticas que você desenvolve no espaço escolar. E, levando em conta o que propõe o psicólogo alemão Kurt Lewin , quando afirma que nada é mais prático do que uma boa teoria, podemos divagar um pouco e reescrever nossa trajetória escolar à luz das escolas pedagógicas e das teorias do conhecimento que afetam (afetaram) esses períodos. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – Construtivismo. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – Aprendizagem. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem significativa. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – Epistemologia. | pt_BR |
Título: dc.title | Construtivismo e aprendizagem | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Construtivismos e a Aprendizagem de Conceitos Científicos | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Pos Ciencias - Construtivismo e aprendizagem - MIOLO.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206266/2/Pos Ciencias - Construtivismo e aprendizagem - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons