Construtivismo e aprendizagem

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorGuimarães, Sandra Lopes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:47:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:47:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-
identificador: dc.identifier.otherPos Ciencias - Construtivismo e aprendizagem - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206266-
Resumo: dc.description.abstractEspero que, ao longo destas páginas, este material possa contribuir em sua formação, a partir da refl exão sobre sua prática pedagógica e da análise de sua trajetória de aprendizado, tendo por orientação alguns pressupostos teóricos de como o sujeito aprende. Instigar sua curiosidade e tentar desconstruir alguns de seus conceitos faz parte de nossa abordagem. Assim, nossa proposta é que, neste momento em que você é aluno, aprendiz de professor, antes de se pensar professor você possa se pensar aluno! Como você se constituiu professor? Como foi sua história na escola enquanto aprendiz? Não me refi ro ao registro resumido dos boletins e cadernetas escolares. Mas ao sujeito que, em um dado momento, se viu em um lugar fora de sua casa, com pessoas alheias ao seu ambiente familiar e com uma nova tarefa. Como foi essa experiência? Do que você recorda na/da escola, como, quando, quem e por que podem ser boas questões para iniciar nosso trabalho. Resgatar os modelos de professores que você conheceu e que você sonhou em ter, ou que infelizmente desejou não ter encontrado. E, consequentemente, os sentimentos que revestem essas lembranças. O presente material foi elaborado no sentido de ajudá-lo a aprofundar alguns conceitos teóricos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem e à epistemologia subjacente no trabalho docente. Ou seja, como cada professor pensa que se dá a construção do conhecimento e, a partir dessa concepção, organiza seu trabalho pedagógico. Não temos a pretensão de esgotar o tema: nossa intenção é apresentar algumas concepções teóricas e seus respectivos autores. Em paralelo, nosso desafio é propor um olhar sobre o seu cotidiano escolar para tentar relacionar os conceitos apresentados às praticas que você desenvolve no espaço escolar. E, levando em conta o que propõe o psicólogo alemão Kurt Lewin , quando afirma que nada é mais prático do que uma boa teoria, podemos divagar um pouco e reescrever nossa trajetória escolar à luz das escolas pedagógicas e das teorias do conhecimento que afetam (afetaram) esses períodos.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação – Construtivismo.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação – Aprendizagem.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem significativa.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEducação – Epistemologia.pt_BR
Título: dc.titleConstrutivismo e aprendizagempt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineConstrutivismos e a Aprendizagem de Conceitos Científicospt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons