Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Instituto Federal de Santa Catarina | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Campos, Fernando Rosseto Gallego | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-18T14:33:15Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-18T14:33:15Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
identificador: dc.identifier.other | Esp Ciências - Ciência tecnologia e sociedade - MIOLO | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206265 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A unidade curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é muito importante e espero que seja também muito interessante para você. Importante, entre outros motivos, porque você, na condição de professor de Ciências (ou, mais especifi camente, Química, Física, Biologia ou Matemática), em sua prática cotidiana em sala de aula, convive com a necessidade/ possibilidade de trabalhar questões em CTS. Assim, o objetivo deste livro é que, ao fi nal desta unidade curricular, você compreenda os principais conceitos do movimento CTS e do Ensino CTS, mas principalmente, que as refl exões aqui propostas (mesmo que parciais) possam contribuir para sua prática docente. Cada uma das unidades foi pensada para que você se apropriasse de conceitos fundamentais para promover, em sala de aula, um Ensino CTS. A primeira unidade é introdutória. Nessa unidade, intitulada Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, como o nome sugere, proponho algumas discussões acerca de cada um destes três temas, mas também apresento as bases do próprio pensamento do movimento CTS. Na unidade 2, Temas em CTS, proponho reflexões sobre alguns dos muitos temas que podem ser abordados numa perspectiva CTS. Entre eles, a questão do emprego e do desemprego. A terceira unidade é, de certa forma, uma continuidade da unidade 2, pois trato de um dos temas mais importantes e ricos a serem trabalhados em CTS: CTS e a questão ambiental. Na unidade 4, denominada CTS e Educação, sistematizo um debate e proponho reflexões de como o Ensino CTS (e todas as discussões apresentadas nas três primeiras unidades) pode se efetivar. Espero que você consiga identifi car, na leitura, questões pertinentes à unidade curricular que você trabalha, que você se interesse pela CTS e que possa se aprofundar em algumas das questões através de pesquisas ou práticas docentes. | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pdf. | pt_BR |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Educação – sociedade. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência, tecnologia e sociedade (CTS). | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTS – Fundamentos. | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | CTS – Educação. | pt_BR |
Título: dc.title | Ciência, tecnologia e sociedade | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Especialização lato sensu em Ensino de Ciências | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Ciência, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Livros digitais |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Esp Ciências - Ciência tecnologia e sociedade - MIOLO.pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206265/2/Esp Ciências - Ciência tecnologia e sociedade - MIOLO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons