Ciência, tecnologia e sociedade

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorInstituto Federal de Santa Catarinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCampos, Fernando Rosseto Gallego-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-18T14:33:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-18T14:33:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2010-
identificador: dc.identifier.otherEsp Ciências - Ciência tecnologia e sociedade - MIOLOpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206265-
Resumo: dc.description.abstractA unidade curricular Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) é muito importante e espero que seja também muito interessante para você. Importante, entre outros motivos, porque você, na condição de professor de Ciências (ou, mais especifi camente, Química, Física, Biologia ou Matemática), em sua prática cotidiana em sala de aula, convive com a necessidade/ possibilidade de trabalhar questões em CTS. Assim, o objetivo deste livro é que, ao fi nal desta unidade curricular, você compreenda os principais conceitos do movimento CTS e do Ensino CTS, mas principalmente, que as refl exões aqui propostas (mesmo que parciais) possam contribuir para sua prática docente. Cada uma das unidades foi pensada para que você se apropriasse de conceitos fundamentais para promover, em sala de aula, um Ensino CTS. A primeira unidade é introdutória. Nessa unidade, intitulada Fundamentos em Ciência, Tecnologia e Sociedade, como o nome sugere, proponho algumas discussões acerca de cada um destes três temas, mas também apresento as bases do próprio pensamento do movimento CTS. Na unidade 2, Temas em CTS, proponho reflexões sobre alguns dos muitos temas que podem ser abordados numa perspectiva CTS. Entre eles, a questão do emprego e do desemprego. A terceira unidade é, de certa forma, uma continuidade da unidade 2, pois trato de um dos temas mais importantes e ricos a serem trabalhados em CTS: CTS e a questão ambiental. Na unidade 4, denominada CTS e Educação, sistematizo um debate e proponho reflexões de como o Ensino CTS (e todas as discussões apresentadas nas três primeiras unidades) pode se efetivar. Espero que você consiga identifi car, na leitura, questões pertinentes à unidade curricular que você trabalha, que você se interesse pela CTS e que possa se aprofundar em algumas das questões através de pesquisas ou práticas docentes.pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdf.pt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEducação – sociedade.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCiência, tecnologia e sociedade (CTS).pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTS – Fundamentos.pt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCTS – Educação.pt_BR
Título: dc.titleCiência, tecnologia e sociedadept_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.courseEspecialização lato sensu em Ensino de Ciênciaspt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineCiência, Tecnologia e Sociedadept_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons