QUAIS SÃO AS PRIORIDADES AXIOLÓGICAS DOS LÍDERES EMPRESARIAIS?

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCalvosa, Marcello Vinicius Doria-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-13T20:12:25Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-13T20:12:25Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
identificador: dc.identifier.otherArtigo Científico Orientação Axiológica de Líderes Empresariais - Marcello Calvosapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206259-
Resumo: dc.description.abstractO objetivo principal do trabalho foi identificar os tipos motivacionais e a hierarquia de valores dos líderes empresariais da amostra pesquisada. Como objetivos específicos foram traçadas as ações de (i) analisar as diferenças entre as prioridades axiológicas dos líderes empresariais de empresas de grande porte em relação a gênero, idade e titulação acadêmica e (ii) verificar as hipóteses geradas a partir da revisão bibliográfica sobre o tema valores e liderança empresarial. Para tal, foi utilizado um instrumento de coleta de dados composto de um formulário sócio-demográfico de identificação dos respondentes e do questionário SVS - Inventário de Valores de Schwartz, adaptado e validado no Brasil, em uma survey. Uma pesquisa bibliométrica preliminar permitiu identificar a principal referência contemporânea utilizada sobre valores; descobrir a sua divulgação em Ciências Sociais e identificar quais são os autores mais importantes para compor a revisão bibliográfica. A questão de pesquisa investigada foi: quais são os valores pessoais e as prioridades axiológicas dos líderes de empresas de grande porte, da região sudeste do país? Prioridades axiológicas são hierarquizações dos valores mais fortes dos indivíduos, ou seja, os valores que possuem maior grau de importância em sua vida, criando um ordenamento entre o que é primário e o que é secundário para o indivíduo. As principais conclusões foram: (i) que o perfil axiológico dos líderes empresariais é formado pelos tipos motivacionais mais fortes Autodeterminação e Benevolência. Como tipos motivacionais mais fracos a amostra apresentou Estimulação e Tradição; (ii) que os valores dos líderes de empresas de grande porte os orientam para buscarem liberdade em seu local de trabalho, criatividade, sentido da vida, trabalho como forma de dignidade, independência, curiosidade, autodeterminação, serem leais, prestativos e responsáveis. Esses são os valores mais expressivos dentro dos seus tipos motivacionais predominantes e poderão prever comportamentos desses profissionais; (iii) líderes de grandes empresas rejeitam a moderação, a humildade, a audácia, o respeito pelas tradições e uma vida variada, pois buscam um caminho linear e único. Como contribuição prática da pesquisa foi verificado que se pode hierarquizar os valores pessoais dos líderes empresariais ao identificar as suas prioridades axiológicas. Tal constatação permitirá predizer o comportamento desse grupo em futuras situações que envolvam tomada de decisão; administração de conflito no ambiente de trabalho; relacionamentos interpessoais com pares, subordinados e superiores; entre outras práticas empresariais.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent400 kbpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectLiderançapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiderança Estratégicapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLiderança Empresarialpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento Pessoal e Profissionalpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCoachingpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectPrioridades Axiológicaspt_BR
Título: dc.titleQUAIS SÃO AS PRIORIDADES AXIOLÓGICAS DOS LÍDERES EMPRESARIAIS?pt_BR
Tipo de arquivo: dc.typecursopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typeoutropt_BR
Curso: dc.subject.courseCurso de Administraçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineLiderança Estratégicapt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons