O SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Londrinapt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCurci, Airan Priscila-
Autor(es): dc.contributor.authorMotta, Marcelo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-13T12:47:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-13T12:47:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-13-
identificador: dc.identifier.otherLD_PPGMAT_M_Curci, Airan Priscila de Farias_2017_1pt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206240-
Resumo: dc.description.abstractEste material é fruto de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática que aconteceu no período de 07 de junho à 30 de agosto de 2016 em uma Universidade Estadual do Estado do Paraná, com os alunos do quarto ano do curso de Licenciatura em Matemática. Este estudo trouxe o software de programação Scratch como uma proposta para o desenvolvimento de objetos de aprendizagem no formato de jogos digitais para o ensino de Geometria. A interface gráfica, os recursos de mídia e a manipulação intuitiva proporcionada pelo software, fazem dele, um potencial recurso educacional no ensino de Matemática. O Scratch possibilita a criação de objetos simples, por meio de uma linguagem de programação intuitiva, favorecendo a interatividade em um ambiente dinâmico de ensino e aprendizagem. Como sugestões para o ensino de Geometria, por meio da utilização de recursos tecnológicos, este material traz as principais ferramentas do Scratch, exemplos e um conjunto de atividades que promovem uma maior familiaridade com o software.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,64 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectSoftware Scratchpt_BR
Palavras-chave: dc.subjectTecnologias Digitaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
Título: dc.titleO SOFTWARE DE PROGRAMAÇÃO SCRATCH NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA POR MEIO DA CRIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemática - PPGMATpt_BR
Aparece nas coleções:Livros digitais

Arquivos associados:
LD_PPGMAT_M_Curci, Airan Priscila de Farias_2017_1.pdfProduto Educacional de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática4,75 MBAdobe PDF/bitstream/capes/206240/2/LD_PPGMAT_M_Curci, Airan Priscila de Farias_2017_1.pdfDownload

Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons