EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal de Mato Grosso do Sulpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorJosé, Gesilane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-06-05T00:09:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-06-05T00:09:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2018-06-04-
identificador: dc.identifier.otherEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206166-
Resumo: dc.description.abstractEsse livro é composto por duas unidades. A primeira aborda as mudanças ocorridas na era digital, sua influência no modo de vida da sociedade e consequentemente no interior da escola, gerando uma nova realidade que exige mudanças tanto na forma de ensinar como na forma de aprender. O material também discute sobre como se constituem os nativos e os imigrantes digitais, destacando a necessidade de vencer os desafios tecnológicos, que transformaram o papel dos agentes educacionais, denominados como aluno virtual e professor virtual. Um dos caminhos necessários para atender esse novo conceito de ensino e aprendizagem, passa pela implementação de infraestruturas tecnopedagógicas, com o objetivo de estruturar todo o processo educacional, entre eles, a condição física, formação docente adequada, reforma curricular e estratégias para envolver toda a comunidade. Além disso, há a necessidade de se compreender que os ambientes virtuais de ensino se situam de formas desgrudadas da geometria aprisionada de tempo e espaço, necessitando inicialmente de formação de professores devidamente capacitados para lidar com as diferentes ferramentas tecnológicas na educação. Na segunda unidade, há um breve histórico a respeito das diretrizes que estabelecem a oferta da educação a distância, bem como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que se constitui como uma ferramenta importante para a construção de práticas pedagógicas integradas às tecnologias da informação e comunicação. Há ainda algumas pistas de como o AVA se constitui como um espaço online em uma nova perspectiva educacional, com a possibilidade de integrar diferentes mídias, linguagens e recursos. Destaca-se o Moodle, por ser um software dinâmico, flexível, livre e gratuito, além de algumas comunidades e redes sociais que podem ser utilizadas no contexto educacional, entre elas os MOOCS, Blog, Facebook, YouTube, Skype, WhatsApp e Telegram.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,80 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypepdfpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjecteducação a distânciapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectambientes virtuaispt_BR
Palavras-chave: dc.subjectplataformas colaborativas de aprendizagempt_BR
Título: dc.titleEDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typelivro digitalpt_BR
Curso: dc.subject.coursePós-Graduação lato sensu Mídias na educaçãopt_BR
Área de Conhecimento: dc.subject.disciplineMódulo I - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEMpt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons