Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal de Mato Grosso do Sul | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | José, Gesilane | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-06-05T00:09:35Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-06-05T00:09:35Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2018-06-04 | - |
identificador: dc.identifier.other | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206166 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Esse livro é composto por duas unidades. A primeira aborda as mudanças ocorridas na era digital, sua influência no modo de vida da sociedade e consequentemente no interior da escola, gerando uma nova realidade que exige mudanças tanto na forma de ensinar como na forma de aprender. O material também discute sobre como se constituem os nativos e os imigrantes digitais, destacando a necessidade de vencer os desafios tecnológicos, que transformaram o papel dos agentes educacionais, denominados como aluno virtual e professor virtual. Um dos caminhos necessários para atender esse novo conceito de ensino e aprendizagem, passa pela implementação de infraestruturas tecnopedagógicas, com o objetivo de estruturar todo o processo educacional, entre eles, a condição física, formação docente adequada, reforma curricular e estratégias para envolver toda a comunidade. Além disso, há a necessidade de se compreender que os ambientes virtuais de ensino se situam de formas desgrudadas da geometria aprisionada de tempo e espaço, necessitando inicialmente de formação de professores devidamente capacitados para lidar com as diferentes ferramentas tecnológicas na educação. Na segunda unidade, há um breve histórico a respeito das diretrizes que estabelecem a oferta da educação a distância, bem como o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que se constitui como uma ferramenta importante para a construção de práticas pedagógicas integradas às tecnologias da informação e comunicação. Há ainda algumas pistas de como o AVA se constitui como um espaço online em uma nova perspectiva educacional, com a possibilidade de integrar diferentes mídias, linguagens e recursos. Destaca-se o Moodle, por ser um software dinâmico, flexível, livre e gratuito, além de algumas comunidades e redes sociais que podem ser utilizadas no contexto educacional, entre elas os MOOCS, Blog, Facebook, YouTube, Skype, WhatsApp e Telegram. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 4,80 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | educação a distância | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | ambientes virtuais | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | plataformas colaborativas de aprendizagem | pt_BR |
Título: dc.title | EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | Pós-Graduação lato sensu Mídias na educação | pt_BR |
Área de Conhecimento: dc.subject.discipline | Módulo I - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, AMBIENTES VIRTUAIS E PLATAFORMAS COLABORATIVAS DE APRENDIZAGEM | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma
Licença Creative Commons