Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | SILVA, Bruno Oliveira Candido da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-08T13:58:58Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-08T13:58:58Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016 | - |
identificador: dc.identifier.other | Saberes Históricos em Paraty e o Ensino de História | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/206002 | - |
Resumo: dc.description.abstract | A pesquisa aqui desenvolvida apresenta uma narrativa sobre Paraty que problematiza o seu Centro Histórico envolto de patrimônio material e imaterial, com o objetivo de relacionar a História local com o desenvolvimento de uma metodologia que aproxime o estudante do conhecimento histórico escolar. Tomando como fonte discursos e documentos memorialistas que revelam a narrativa de uma Paraty como lugar de fundação da nação, aqui abordaremos uma contraposição a partir da perspectiva da cultura popular valorizando a pluralidade de narrativas no espaço público e considerando o estudante como importante parte do processo de construção do conhecimento escolar. Em um primeiro momento, é feita uma análise acerca de trabalhos que abordam perspectivas teóricas e metodológicas que foram apropriadas para esta pesquisa. Em seguida, é dedicado um capítulo para descrição e análise acerca das narrativas no espaço público de Paraty, como as representações de festas religiosas no Centro Histórico. No terceiro e último capítulo será descrita a relação professor-estudante a partir dos usos de narrativas da História local, em Paraty, com foco no Colégio Estadual Engenheiro Mário Moura Brasil – CEMBRA, maior escola desta região. Dessa forma, este texto pretende colaborar com a ação dos professores e talvez com maior aceitação dos estudantes ao ensino | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,286 KB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Paraty | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura Popular | pt_BR |
Título: dc.title | Saberes Históricos em Paraty e o ensino de História | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
BRUNO DA SILVA -Dissertação.pdf | 2,29 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/206002/2/BRUNO DA SILVA -Dissertação.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons