Sobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do Ensino Fundamental

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorMoreira, Carlos Gustavo Costa-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T14:55:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T14:55:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-10-10-
identificador: dc.identifier.otherSobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205999-
Resumo: dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo a elaboração de parâmetros críticos de avaliação da aprendizagem histórica para o estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do ensino fundamental como instrumentos para auxiliar o docente de História na análise de propostas curriculares preexistentes e na elaboração de sua própria proposta curricular de aprendizado histórico. O 6° ano de escolaridade da educação básica consiste numa fase crucial do desenvolvimento escolar, onde conteúdos e conhecimentos escolarizados passam a ser trabalhados de forma cada vez mais aprofundada e complexificada. Cada área do conhecimento recebe agora uma abordagem especificada, demandando do aluno o progressivo aprendizado e familiarização com teorias e metodologias próprias de cada matéria escolar de maneira ainda mais focalizada. O processo de ensino – aprendizagem da História escolarizada, como conhecimento e procedimento mediados pelo tratamento científico, igualmente exige cada vez mais do educando a mobilização de capacidades críticas e interpretativas para a compreensão consciente de si mesmo e do mundo em que está inserido, possibilitando a esse indivíduo atuar como sujeito histórico e agente de mudança, individual e coletiva. Como protagonista e mediador desse processo de aprendizagem, o docente de História precisa ter clareza de seus objetivos e dos regimes de sentido de tempo e pensamento históricos modalizados nos currículos de História para essa fase escolar. Propostas de parâmetros para a avaliação crítica dos conteúdos e práticas sugeridos e produzidos a partir de documentos curriculares oficiais de ensino de História para o 6° ano na cidade do Rio de Janeiro poderiam auxiliar os professores/historiadores a desenvolver reflexões e práticas que tenham o objetivo de estimular em seus educandos uma aprendizagem histórica que os facultasse a constituir uma consciência histórica crítico – genética. O desenvolvimento desta percepção histórica de mundo permitiria a plena inserção do indivíduo na sociedade devido a sua capacidade libertadora – emancipadora, formando uma consciência e uma práxis empática (de reconhecimento, respeito e defesa das diferenças) e ativa. O estudo se baseia em pressupostos teóricos – metodológicos da aprendizagem histórica esboçados por Jörn Rüsen em sua obra sobre teoria da História, onde se debruça sobre a aprendizagem e formação da consciência histórica. Outros autores e conceitos são mobilizados ao longo do trabalho, com o objetivo de permitir um amplo diálogo sobre as questões do campo do currículo, da docência e do ensino de História. Realizou - se um estudo comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e das Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro para o ensino de História do 6° ano com o objetivo de elaborar as propostas de parâmetros de avaliação crítica.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,31 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectConsciência Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectParâmetros de Aprendizagem Histórica.pt_BR
Título: dc.titleSobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do Ensino Fundamentalpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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