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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | Moreira, Carlos Gustavo Costa | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-06T14:55:48Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-06T14:55:48Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-10-10 | - |
identificador: dc.identifier.other | Sobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205999 | - |
Resumo: dc.description.abstract | O presente trabalho tem por objetivo a elaboração de parâmetros críticos de avaliação da aprendizagem histórica para o estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do ensino fundamental como instrumentos para auxiliar o docente de História na análise de propostas curriculares preexistentes e na elaboração de sua própria proposta curricular de aprendizado histórico. O 6° ano de escolaridade da educação básica consiste numa fase crucial do desenvolvimento escolar, onde conteúdos e conhecimentos escolarizados passam a ser trabalhados de forma cada vez mais aprofundada e complexificada. Cada área do conhecimento recebe agora uma abordagem especificada, demandando do aluno o progressivo aprendizado e familiarização com teorias e metodologias próprias de cada matéria escolar de maneira ainda mais focalizada. O processo de ensino – aprendizagem da História escolarizada, como conhecimento e procedimento mediados pelo tratamento científico, igualmente exige cada vez mais do educando a mobilização de capacidades críticas e interpretativas para a compreensão consciente de si mesmo e do mundo em que está inserido, possibilitando a esse indivíduo atuar como sujeito histórico e agente de mudança, individual e coletiva. Como protagonista e mediador desse processo de aprendizagem, o docente de História precisa ter clareza de seus objetivos e dos regimes de sentido de tempo e pensamento históricos modalizados nos currículos de História para essa fase escolar. Propostas de parâmetros para a avaliação crítica dos conteúdos e práticas sugeridos e produzidos a partir de documentos curriculares oficiais de ensino de História para o 6° ano na cidade do Rio de Janeiro poderiam auxiliar os professores/historiadores a desenvolver reflexões e práticas que tenham o objetivo de estimular em seus educandos uma aprendizagem histórica que os facultasse a constituir uma consciência histórica crítico – genética. O desenvolvimento desta percepção histórica de mundo permitiria a plena inserção do indivíduo na sociedade devido a sua capacidade libertadora – emancipadora, formando uma consciência e uma práxis empática (de reconhecimento, respeito e defesa das diferenças) e ativa. O estudo se baseia em pressupostos teóricos – metodológicos da aprendizagem histórica esboçados por Jörn Rüsen em sua obra sobre teoria da História, onde se debruça sobre a aprendizagem e formação da consciência histórica. Outros autores e conceitos são mobilizados ao longo do trabalho, com o objetivo de permitir um amplo diálogo sobre as questões do campo do currículo, da docência e do ensino de História. Realizou - se um estudo comparativo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNS) e das Orientações Curriculares do Município do Rio de Janeiro para o ensino de História do 6° ano com o objetivo de elaborar as propostas de parâmetros de avaliação crítica. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,31 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Currículo de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Consciência Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Parâmetros de Aprendizagem Histórica. | pt_BR |
Título: dc.title | Sobre a aprendizagem dos regimes de sentido do tempo histórico escolarizado: parâmetros críticos para estudo curricular sobre ensino de História para o 6° ano do Ensino Fundamental | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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Carlos Gustavo_DISSERTAÇÃO.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205999/2/Carlos Gustavo_DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
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