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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | FERREIRA, Maurício dos Santos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-06T14:46:47Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-06T14:46:47Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2017-02-22 | - |
identificador: dc.identifier.other | SÉRIES TELEVISIVAS, REGIMES DE SENTIDO E ENSINO DE HISTÓRIA: PARÂMETROS CRÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SÉRIES TELEVISIVAS HISTÓRICAS NÃO-DOCUMENTAIS | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205998 | - |
Resumo: dc.description.abstract | Quando pensamos o ensino de história em espaços escolares, há uma profusão de fatores internos e externos que exercem influência sobre a noosfera escolar: os valores familiares; o conjunto de códigos morais partilhados pelos grupos sociais nos quais estão inseridos; a religião, a música e, principalmente, as produções televisuais. As séries e filmes históricos começam a produzir sentidos de percepção e interpretação de vínculos implicativos entre passado e presente antes mesmo de o discente chegar às instituições formais de ensino. Como se tratam de obras coletivas, os profissionais que compõem uma comunidade de produção de sentidos têm seus saberes e valores habituais agregados e sincronizados à construção das narrativas televisuais. Isso nos leva a perguntar: Por que uma forma mais refletida e criteriosa de aprendizagem histórica não poderia ser também incorporada às preocupações da produção televisiva? Desse modo, as séries históricas que se proponham a contribuir para o aprimoramento das percepções de vínculo implicativo entre passado e presente trariam um benefício relevante para o letramento histórico em diferentes instâncias socioculturais e institucionais. Considerando isso, essa dissertação propõe contribuir com parâmetros para Consultoria Histórica de produção de séries televisivas históricas não-documentais que incorporem concepções de letramento histórico crítico-genético nas comunidades de interpretação e produção fílmicas, tendo como campo diagnóstico de pesquisa a ambientação de produção de séries televisivas históricas da Rede Record. Nesse sentido, esta dissertação se configura a partir de reflexões sobre as possibilidades de interferência do historiador como consultor nos sets de produção de séries televisivas. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 1,05 MB | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Consultoria Histórica | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Séries Televisivas | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento Histórico | pt_BR |
Título: dc.title | Séries televisivas, regimes de sentido e ensino de história: Parâmetros críticos para a construção de séries televisivas históricas não-documentais | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
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DISSERTAÇÃO_Maurício dos Santos Ferreira.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205998/2/DISSERTAÇÃO_Maurício dos Santos Ferreira.pdfDownload |
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