Séries televisivas, regimes de sentido e ensino de história: Parâmetros críticos para a construção de séries televisivas históricas não-documentais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorFERREIRA, Maurício dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T14:46:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T14:46:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2017-02-22-
identificador: dc.identifier.otherSÉRIES TELEVISIVAS, REGIMES DE SENTIDO E ENSINO DE HISTÓRIA: PARÂMETROS CRÍTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SÉRIES TELEVISIVAS HISTÓRICAS NÃO-DOCUMENTAISpt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205998-
Resumo: dc.description.abstractQuando pensamos o ensino de história em espaços escolares, há uma profusão de fatores internos e externos que exercem influência sobre a noosfera escolar: os valores familiares; o conjunto de códigos morais partilhados pelos grupos sociais nos quais estão inseridos; a religião, a música e, principalmente, as produções televisuais. As séries e filmes históricos começam a produzir sentidos de percepção e interpretação de vínculos implicativos entre passado e presente antes mesmo de o discente chegar às instituições formais de ensino. Como se tratam de obras coletivas, os profissionais que compõem uma comunidade de produção de sentidos têm seus saberes e valores habituais agregados e sincronizados à construção das narrativas televisuais. Isso nos leva a perguntar: Por que uma forma mais refletida e criteriosa de aprendizagem histórica não poderia ser também incorporada às preocupações da produção televisiva? Desse modo, as séries históricas que se proponham a contribuir para o aprimoramento das percepções de vínculo implicativo entre passado e presente trariam um benefício relevante para o letramento histórico em diferentes instâncias socioculturais e institucionais. Considerando isso, essa dissertação propõe contribuir com parâmetros para Consultoria Histórica de produção de séries televisivas históricas não-documentais que incorporem concepções de letramento histórico crítico-genético nas comunidades de interpretação e produção fílmicas, tendo como campo diagnóstico de pesquisa a ambientação de produção de séries televisivas históricas da Rede Record. Nesse sentido, esta dissertação se configura a partir de reflexões sobre as possibilidades de interferência do historiador como consultor nos sets de produção de séries televisivas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent1,05 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectConsultoria Históricapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectSéries Televisivaspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectLetramento Históricopt_BR
Título: dc.titleSéries televisivas, regimes de sentido e ensino de história: Parâmetros críticos para a construção de séries televisivas históricas não-documentaispt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
Aparece nas coleções:Textos


Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons