FOTOGRAFIA E TRABALHO: UM ROTEIRO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE RELAÇÕES DE CLASSE

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorRAMOS, Arnaldo de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T14:40:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T14:40:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-29-
identificador: dc.identifier.otherFotografia e trabalho: um roteiro para a reflexão crítica sobre relações de classept_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205997-
Resumo: dc.description.abstractA presente dissertação será elaborada a partir de um trabalho pedagógico com foco na história do trabalho no Brasil. O ponto de partida será o debate sobre fotos produzidas pelos próprios alunos registrando diversos aspectos das experiências de trabalho no seu meio social. A partir desse uso da linguagem fotográfica será estimulada a reflexão crítica dos alunos sobre o seu lugar na sociedade, seus direitos como cidadãos e trabalhadores (ou futuros trabalhadores). Posteriormente, o trabalho terá continuidade com a reflexão em sala de aula sobre a realidade retratada em fotografias selecionadas da exposição “Trabalho e Trabalhadores no Brasil”. A sistematização dessa experiência gerará um projeto de ação pedagógica que será uma sugestão de modelo de roteiro para que outros educadores em sala de aula possam trabalhar com fotografia no mundo do trabalho. Nosso trabalho tem como eixo a história do trabalho, cidadania e a imagem. A proposta vai além da discussão sobre imagem como recurso para pesquisa, pois o ponto é imagem como recurso para o ensino, com a finalidade crítica e cidadã de gerar recursos e dispositivos que interfiram na percepção de mundo dos alunos e alunas por meio do foco específico na história do trabalho. Pretendemos que a dissertação contenha uma reflexão crítico-teórica sobre a questão da imagem e o despertar da consciência. O nosso enfoque serão os alunos que ao mesmo tempo são trabalhadores. Contudo, a grande maioria não trabalha em fábricas e sim em outras atividades laborais, como no setor de serviços. O público alvo são estudantes do Ensino Médio regular e Educação de Jovens e Adultos (EJA) que moram na área periférica do município de Nova Iguaçu, em bairros e sub-bairros como Grão Pará, Pantanal e localidades de ocupação conhecidas como “Guaxa” e “Sem Terra” e estudam no CIEP 356 – Augusto Ruschi, localizado na mesma área periférica. No primeiro capítulo será elaborado um panorama da história do trabalho no Brasil durante o período republicano. Enquanto que no segundo capítulo será dedicado a relação entre imagem e ensino. Por fim o terceiro capítulo será a descrição do trabalho com os alunos relatando as conclusões alcançadas.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent4,85 MBpt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectHistória do Trabalhopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectfotografiapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectconsciência de classept_BR
Título: dc.titleFOTOGRAFIA E TRABALHO: UM ROTEIRO PARA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE RELAÇÕES DE CLASSEpt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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