Atenção: Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada.
Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIRO | pt_BR |
Autor(es): dc.contributor.author | COELHO, Isabelle de Lacerda Nascentes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2018-05-06T12:55:16Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2018-05-06T12:55:16Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2016-09-30 | - |
identificador: dc.identifier.other | O Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de história | pt_BR |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205993 | - |
Resumo: dc.description.abstract | presente dissertação de mestrado desenvolveu-se no intuito de contribuir para o adensamento das reflexões teórico-epistemológicas envolvendo a abordagem da temática das relações étnico-raciais, especialmente em relação à questão das religiões de matriz afro-brasileira no ensino de história, interfaces que precisam ser devidamente analisadas para a compreensão mais completa do preconceito e da intolerância afro-religiosa, historicamente arraigados na cultura escolar e em nossa sociedade como um todo, tendo em vista a elaboração de estratégias eficazes a fim de promover sua desconstrução/superação. Partindo deste objetivo, o trabalho propõe a construção de um dispositivo didático de ensino de história: “O Balaio de Ideias: Axé na Sala de Aula”, como ferramenta pedagógica facilitadora para a abordagem positiva da temática afro-religiosa nas aulas de história, destinado a docentes e discentes do segundo segmento do ensino fundamental das escolas públicas. Para balizar esta pesquisa, buscou-se fundamentação nos conceitos de ética da alteridade, racismo epistemológico e descolonização curricular, inspirados na vertente teórica do multiculturalismo interativo, dos Estudos Pós-Coloniais. Pretendeu-se, ao longo deste trabalho, contribuir para a aplicação da legislação federal nº: 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica, através da elaboração de um produto pedagógico voltado para a abordagem da temática afrorreligiosa em ambiente escolar, - sem proselitismo e respeitando a laicidade do estado e da escola pública -, de forma a promover a desconstrução dos preconceitos que legitimam a intolerância religiosa. Em suma, a aplicação do “Balaio de Ideias: Axé na Sala de Aula”, enquanto recurso pedagógico facilitador para a aplicação da legislação vigente, possibilita, - tanto a educadores como a educandos -, a inserção no universo histórico e na cosmovisão das religiões brasileiras de ancestralidade africana, por meio de atividades pedagógicas diversificadas e enriquecedoras que contribuem para a sensibilização ética e estética em relação à valorização do repertório cultural afro-religioso. | pt_BR |
Tamanho: dc.format.extent | 2,28 | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.format.mimetype | pt_BR | |
Idioma: dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
Direitos: dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil | * |
Licença: dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/ | * |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Religiões afro-brasileiras | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Ética da alteridade | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo interativo | pt_BR |
Palavras-chave: dc.subject | Intolerância religiosa | pt_BR |
Título: dc.title | O Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de história | pt_BR |
Tipo de arquivo: dc.type | texto | pt_BR |
Curso: dc.subject.course | PROFHISTÓRIA | pt_BR |
Vinculação:: dc.uab.SN | uab | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Textos |
Arquivos associados: | ||||
---|---|---|---|---|
Isabellede Lacerda Nascentes Coelho-DISSERTAÇÃO.pdf | 2,34 MB | Adobe PDF | /bitstream/capes/205993/2/Isabellede Lacerda Nascentes Coelho-DISSERTAÇÃO.pdfDownload |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma:
Este item está licenciado sob uma Licença Creative Commons