O Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de história

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Autor(es): dc.contributorUNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JAENIROpt_BR
Autor(es): dc.contributor.authorCOELHO, Isabelle de Lacerda Nascentes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2018-05-06T12:55:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2018-05-06T12:55:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2016-09-30-
identificador: dc.identifier.otherO Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de históriapt_BR
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/205993-
Resumo: dc.description.abstractpresente dissertação de mestrado desenvolveu-se no intuito de contribuir para o adensamento das reflexões teórico-epistemológicas envolvendo a abordagem da temática das relações étnico-raciais, especialmente em relação à questão das religiões de matriz afro-brasileira no ensino de história, interfaces que precisam ser devidamente analisadas para a compreensão mais completa do preconceito e da intolerância afro-religiosa, historicamente arraigados na cultura escolar e em nossa sociedade como um todo, tendo em vista a elaboração de estratégias eficazes a fim de promover sua desconstrução/superação. Partindo deste objetivo, o trabalho propõe a construção de um dispositivo didático de ensino de história: “O Balaio de Ideias: Axé na Sala de Aula”, como ferramenta pedagógica facilitadora para a abordagem positiva da temática afro-religiosa nas aulas de história, destinado a docentes e discentes do segundo segmento do ensino fundamental das escolas públicas. Para balizar esta pesquisa, buscou-se fundamentação nos conceitos de ética da alteridade, racismo epistemológico e descolonização curricular, inspirados na vertente teórica do multiculturalismo interativo, dos Estudos Pós-Coloniais. Pretendeu-se, ao longo deste trabalho, contribuir para a aplicação da legislação federal nº: 11.645/2008 que institui a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica, através da elaboração de um produto pedagógico voltado para a abordagem da temática afrorreligiosa em ambiente escolar, - sem proselitismo e respeitando a laicidade do estado e da escola pública -, de forma a promover a desconstrução dos preconceitos que legitimam a intolerância religiosa. Em suma, a aplicação do “Balaio de Ideias: Axé na Sala de Aula”, enquanto recurso pedagógico facilitador para a aplicação da legislação vigente, possibilita, - tanto a educadores como a educandos -, a inserção no universo histórico e na cosmovisão das religiões brasileiras de ancestralidade africana, por meio de atividades pedagógicas diversificadas e enriquecedoras que contribuem para a sensibilização ética e estética em relação à valorização do repertório cultural afro-religioso.pt_BR
Tamanho: dc.format.extent2,28pt_BR
Tipo de arquivo: dc.format.mimetypePDFpt_BR
Idioma: dc.language.isopt_BRpt_BR
Direitos: dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Brazil*
Licença: dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/br/*
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
Palavras-chave: dc.subjectReligiões afro-brasileiraspt_BR
Palavras-chave: dc.subjectÉtica da alteridadept_BR
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo interativopt_BR
Palavras-chave: dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
Título: dc.titleO Axé na Sala de Aula: abordando as religiões afro-brasileiras no ensino de históriapt_BR
Tipo de arquivo: dc.typetextopt_BR
Curso: dc.subject.coursePROFHISTÓRIApt_BR
Vinculação:: dc.uab.SNuabpt_BR
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